Poucos não buscam exames de aids

Apenas 5% das pessoas que fazem os exames de aids no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) não voltam para buscar o resultado dos exames. Em 2002, 7.106 pessoas realizaram o teste no COA. Nas 93 Unidades Básicas de Saúde, onde também é possível realizar o exame, são feitos em média 650 exames por mês.

Também neste caso a maioria dos que fazem o exame volta para saber o resultado. A autoridade sanitária do COA, Maria Rita de Almeida, comemora o resultado. “Em algumas cidades do país 40% a 50% das pessoas não voltam para buscar o resultado”, relata.

Para a coordenadora das ações de aids da Secretaria Municipal da Saúde, Raquel Cubas, o índice é baixo por dois motivos, agilidade no atendimento e qualidade da orientação dada pelos profissionais do COA e das Unidades de Saúde.

Desde o início deste ano o COA está funcionando na rua do Rosário, 144, 6o andar, no Largo da Ordem (em frente ao Colégio Divina Providência). As Unidades de Saúde e o COA funcionam das 8h00 às 18h00. No COA, quem for fazer o teste pela primeira vez deverá assistir a uma palestra que acontece de segunda a sexta-feira às 14h e às segundas, terças, quintas e sextas-feiras às 9h. O exame pode ser feito em qualquer horário e a pessoa não precisa estar em jejum.

Voltar ao topo