Postes atrapalham tráfego em ciclovia em Curitiba

Na última semana, ciclistas e pedestres que trafegam pela ciclovia localizada entre a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua Flávio Dallegrave, no bairro Hugo Lange, em Curitiba, tiveram uma surpresa. No meio da ciclovia, cinco postes foram instalados. Junto com os postes, uma faixa branca foi pintada.

Revoltado com a situação, o ciclista Maurício Guimarães teme que a novidade prejudique a circulação na via. “Ao lado da ciclovia estão construindo um prédio. Só falta a construtora levantar um muro no local e nos deixar sem visão alguma”, reclama. Além disso, Guimarães reclama que, caso a ciclovia mude de lugar, ficará perigoso trafegar por ali. “Vamos pedalar muito próximos do trilho do trem.”

Morador do Cabral, João Antônio Pereira afirma que não vê solução para o lugar caso algo seja alterado. “Pelo jeito vamos ter que andar pela linha do trem”, reclama.

À noite, pedalar na ciclovia fica ainda mais perigoso. O ciclista André Rego conta que quase colidiu com outro ciclista após tentar desviar de um dos postes. “Fica muito escuro por aqui. Foi uma surpresa ver esses postes instalados”, diz.

De acordo com a construtora Thá, responsável pelas obras ao lado da ciclovia, a parte modificada da via estava dentro do terreno da empreiteira. A empresa fez uma solicitação à Companhia Paranaense de Energia (Copel) para mudar os postes de lugar e, em seguida, trabalhará na realocação da pista.

A prefeitura de Curitiba afirmou que não havia qualquer registro para instalação de postes no local. Ontem, a administração enviou ao local uma equipe da Unidade de Obras em Vias Públicas para verificar a instalação.

Por meio de sua assessoria, a prefeitura informou que qualquer obra ou intervenção em espaços públicos deve ser aprovada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).