Pós-operatório da leoa Doti é bom

A leoa Doti, do Parque do Ingá, precisou ser operada às pressas no sábado, por conta de uma infecção severa no útero. O problema colocava em risco a vida do animal. A cirurgia foi realizada com ajuda de duas especialistas em animais selvagens do zoológico de Bauru, que se prontificaram a se deslocar gratuitamente a Maringá para auxiliar no procedimento.

Embora o quadro fosse grave, a leoa está reagindo bem ao tratamento. Porém, segundo a veterinária do parque, Evandra Voltarelli, ainda há risco porque não se sabe os danos provocados pela infecção no organismo do animal.

Doti vinha sendo acompanhada há quinze dias, quando começou a apresentar sinais de apatia. Já não brincava nem queria comer. Exames de sangue realizados ao longo da semana indicaram o quadro infeccioso, mas o desafio era descobrir o que estaria provocando a doença, já que não havia sintomas adicionais.

A cirurgia durou quase quatro horas e ocorreu no próprio minizôo. Foi preciso retirar o útero e o ovário da leoa, que já estavam em processo de decomposição. Segundo a veterinária, infecções de útero são comuns em felinas que convivem com machos vasectomizados, como é o caso do leão Quimba, companheiro de Doti. Doti tem 8 anos e chegou ao Parque do Ingá com oito meses, doada por um zoológico de São Paulo.

Voltar ao topo