Porto de Paranaguá será atração turística

O Porto de Paranaguá começou a derrubar o muro que cerca o terminal para dar início a um projeto que vai tornar um local uma atração turística. No lugar do muro, o porto está ganhado grades. Segundo o superintendente Eduardo Requião, a mudança não vai trazer qualquer prejuízo às normas de segurança internacional. Segundo ele, as obras acompanham o que vem acontecendo no mundo. “Observamos portos que valorizam a transparência e que acabam se transformando em atração turística. Quem visitar Paranaguá agora poderá ver a movimentação de cargas e de navios. A medida também visa uma maior interação entre o porto e a comunidade”, analisa.

A colocação das grades teve início na parte leste e representa também, conforme Eduardo Requião, o início de um trabalho estético e que complementa as solicitações do ISPS Code (Código Internacional de Segurança). Toda a extensão do porto adotará esta nova estrutura, que deverá ficar pronta em 30 dias. “Deveremos modificar também os portões e oferecer um novo espaço para movimentação de produtos do segmento de carga geral”, explica.

Os recursos destinados à substituição do muro pelas grades são resultados de investimentos da própria Associação dos Portos e Paranaguá e Antonina. Com o governo federal, lembrou o superintendente, o porto está dividindo os investimentos para execução de parte das obras o projeto Cais Oeste e de informatização do terminal para atendimento às exigências do ISPS Code.

Voltar ao topo