Portos do Paraná

Porto de Paranaguá bate recorde de movimentação de milho em dezembro

O Porto de Paranaguá registrou um novo recorde de movimentação de milho na primeira semana de dezembro, com o navio MV Minoan Pioneer embarcando 77 mil toneladas no Corredor de Exportação Leste. O aumento do calado operacional, que passou de 13,1 m para 13,3 m em setembro, foi um dos principais fatores para esse marco.

O calado, distância entre a superfície da água e o ponto mais profundo da embarcação, permite que navios transportem até 1,5 mil toneladas a mais de carga. Essa mudança, aliada à eficiência operacional, fortalece a posição do porto como ponto estratégico para exportação de grãos.

Entre janeiro e novembro de 2025, o Porto de Paranaguá movimentou 4.571.970 toneladas de milho, um aumento de 351% em relação ao mesmo período de 2024. Esse crescimento é atribuído à safra recorde e à maior demanda internacional, principalmente de países do Oriente Médio e da Ásia.

A recente concessão do Canal de Acesso promete trazer ainda mais melhorias. O Consórcio Canal da Galheta Dragagem, vencedor do leilão realizado em outubro, deverá investir R$ 1,2 bilhão nos próximos cinco anos. Entre as obrigações está o aumento do calado para 15,5 metros, o que permitirá um adicional de 14 mil toneladas de granéis sólidos vegetais ou mil contêineres por navio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.