Portaria proíbe pesca no Nhundiaquara e afluentes

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Rasca Rodrigues, baixou ontem uma portaria proibindo a pesca e o consumo de peixes oriundos dos rios Nhundiaquara e seus afluentes Caninana, Macaquinho, Ponte Alta e Bom Jardim. Esses foram os rios atingidos por grãos de soja e milho provenientes do descarrilamento do trem da ALL na ferrovia que liga Paranaguá a Curitiba, ocorrido no último domingo. A determinação do IAP é válida por tempo indeterminado.

Não será permitida a pesca em toda a extensão dos afluentes. No Rio Nhundiaquara, a portaria estabelece como proibido para pesca o trecho localizado 200 metros acima da ponte de ferro até o Iate Clube de Barreiros.

Já estão sendo encontrados peixes mortos devido à falta de oxigênio na água dos rios. A redução da taxa de oxigênio é conseqüência da fermentação dos grãos de soja e milho.

Orientação

O IAP está promovendo um trabalho de conscientização dos moradores próximos ao local do acidente para que não haja o consumo dos peixes. Segundo Sebastião Carvalho, chefe do escritório regional do IAP em Paranaguá, equipes do Instituto e da ALL estão visitando todas as casas da região para orientar a população quanto à proibição.

Além deste trabalho de orientação à comunidade, técnicos do IAP recolheram peixes para a realização de análises do grau de contaminação. As espécies mais encontradas na região são lambari, cascudo e bagre.

Voltar ao topo