Foto: Arquivo/O Estado

Mutirão: conjunto de obras.

A partir de amanhã, o Mutirão da Cidadania chega à Regional do Portão. O evento promovido pela Prefeitura de Curitiba vai realizar obras e serviços durante toda a semana no local. Nos próximos sábado e domingo, acontece a concentração com diversos serviços oferecidos pela Prefeitura, em um espaço ao lado da Rua da Cidadania do Fazendinha. O projeto tem apoio do Grupo Paulo Pimentel (GPP), por meio dos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná e a TV Iguaçu.

O administrador da Regional Portão, Fernando Guedes, explica que amanhã começam obras de pavimentação, operação tapa-buraco, limpeza, roçada, drenagem e manutenção da iluminação. Além disso, serão implantados 1,5 mil metros de calçadas alternativas (meio-fio e pista de asfalto) em nove escolas localizadas dentro da regional, sendo que três pertencem à rede estadual de ensino. Estima-se que sejam investidos R$ 500 mil em uma semana de serviços.

De acordo com Guedes, as obras são resultado de diversos fatores. ?Nos dias que antecedem o evento, há uma vistoria técnica na região para identificar os problemas e definir a execução dos serviços. A Prefeitura também atende as solicitações da comunidade feitas pelo telefone 156 e na própria regional. Pelas obras serem concentradas, a população tem uma idéia da atuação da Prefeitura e acaba se aproximando da administração municipal. Esta é a proposta do mutirão?, afirma.

O Mutirão da Cidadania na Regional do Portão contará com trinta equipes da Prefeitura de Curitiba, totalizando mais de 400 pessoas envolvidas. A festa que acontece nos términos do trabalho está programada para o próximo final de semana, ao lado da Rua da Cidadania do Fazendinha. Lá, serão ofertados diversos serviços, como avaliação física, atendimento das secretarias municipais, espaços para diversão e shows.

A Regional do Portão possui uma população de 230 mil habitantes. A Prefeitura espera 20 mil pessoas na concentração do próximo final de semana. Este Mutirão da Cidadania será o quarto da série realizada pela administração municipal. Os eventos já ocorreram na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), no Cajuru e no Bairro Novo.