População de bairro de Pinhais pede asfalto e pontos de ônibus

Caminhar mais de um quilômetro, todos os dias, para chegar até o ponto de ônibus mais próximo é a rotina de moradores do Jardim Karla, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Eles reclamam do descaso da Prefeitura com a falta de asfaltamento de diversas ruas, como a Caliandra, e a falta de respostas sobre pontos de ônibus mais próximos.

A promessa pelo asfalto é antiga, vinda de gestões anteriores. Os moradores já organizaram um abaixo-assinado e protocolaram um requerimento junto à Prefeitura do município para a passagem do ônibus, mas nenhuma medida foi tomada até agora.

Sem asfalto, além de não passar ônibus, os problemas aumentam quando chove. Bem no meio do trecho, um grande buraco no qual cabe até crianças dentro, pode ficar encoberto com a água da chuva e causar acidentes. Depois da chuva, o problema persiste com o barro. ?Engraxo o sapato antes de sair de casa, mas assim que chego no portão preciso arregaçar a calça para chegar até lá em cima (na Rua Azaléia, onde tem o ponto de ônibus mais próximo) e pegar o ônibus?, contou o morador Reginaldo Ribeiro da Silva.

O jeito é improvisar. Várias vezes, a moradora Cristiane Giocondo Faria chegou a sair de casa com um par de sapatos e levar outro dentro da bolsa para trocar quando chegasse ao ponto de ônibus. ?Aqui, ou tem pó exagerado ou barro exagerado. E eu ainda demoro mais para percorrer todo esse trecho com meus dois filhos, um com oito e outro com um ano de idade?, disse.

As críticas são diversas. ?A Urbs alega que o ônibus não passa aqui porque não tem asfalto. Mas a culpa é nossa? Nós pagamos impostos e só estamos exigindo nossos direitos. São sempre as mesmas promessas, mas nenhuma ação?, reclamou o morador Josué Valério. Em 15 anos morando no bairro e observando a situação da rua em frente a sua casa, a realidade é a mesma para a moradora Terezinha Vitório. ?Nada mudou?, lamenta.

Responsável pelo transporte coletivo, a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) informou que apresentou à Prefeitura de Pinhais uma proposta de alteração do itinerário da linha de ônibus, para que ela passasse pelo Jardim Karla. Para que isso seja possível, a Urbs pediu melhoria na infra-estrutura viária ao município, o que está sendo aguardada. Hoje, o ônibus passa por uma rua com antipó. Todas as outras da região são de saibro.

De acordo com o secretário de Obras e Meio Ambiente de Pinhais, Jandir Nogueira, a preferência por asfaltamento está sendo dada às ruas nas quais já passam linhas de ônibus. A previsão é de que o asfalto na Rua Caliandra seja feito até o fim do ano.

Voltar ao topo