Ponta Grossa realiza Projeto Verde Esperança

O prefeito de Ponta Grossa, Péricles de Holleben Mello, lançou oficialmente na tarde de ontem, no Centro de Cultura, a Associação Verde Esperança. Durante a solenidade, cerca de sessenta pessoas receberam certificado de conclusão do curso de paisagismo, roçagem e jardinagem. A Secretaria Municipal de Assistência Social apresentou o kit de trabalho, que é composto por roçadeiras elétricas, carrinhos de mão, enxadas, foices e material de segurança pessoal, como óculos, luvas, botas, aventais, caneleiras, entre outros.

Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Lenir Mainardes, o kit será distribuído para cada grupo de 10 profissionais. “Cada funcionário receberá um uniforme completo”, adianta. Antes da entrega dos certificados, foi feita uma apresentação artística e exibido um vídeo sobre a implantação da entidade.

O projeto da associação teve início em dezembro de 2001, e foi criado pela Divisão de Emprego e Renda, do Departamento de Assuntos Comunitários (Depac), da Secretaria de Assistência Social. O principal objetivo é fornecer alternativas de trabalho e renda à pessoas que atualmente se encontram excluídas do mercado de trabalho.

Segundo a diretora do Depac, Thaís Urbano, a idéia de criar a cooperativa surgiu após verificar que, diariamente, muitos desempregados procuram a prefeitura com interesse em conseguir trabalhos de limpeza de quintais e jardins. Inicialmente, foram capacitadas dez pessoas que eram assistidas pela Divisão de Atendimento Social. Hoje, a entidade conta com mais setenta associados que participaram de oficinas que os qualificaram para os serviços de jardinagem, roçagem e paisagismo. “Todos estão aptos para fazer estes trabalhos”, garante o presidente da associação, Gelson Cordeiro de Lima.

O prefeito Péricles disse que um dos maiores problemas do Brasil é o desemprego. “O grande desafio do país é encontrar alternativas de geração de emprego e renda para aqueles que estão excluídos do mercado de trabalho”, salientou.

Associação

O presidente da Associação, Gelson Cordeiro de Lima, garante que os serviços prestados são de qualidade e os preços estão dentro dos valores praticados no setor. Quem recebe pelos serviços realizados é a associação, que divide 80% do valor entre os trabalhadores, ficando com 20% para o fundo de manutenção e reestruturação.

A associação já começou a mudar a vida dessas pessoas, que estavam desempregadas há muito tempo, vivendo apenas de pequenos serviços esporádicos. Para divulgar o trabalho, o Depac mandou confeccionar folders, cartões e ímãs de geladeira que serão distribuídos em locais estratégicos, com o telefone para contato, (42) 235-2418. Basta ligar, e um dos responsáveis vai até o local fazer o orçamento.

Voltar ao topo