Poluição e erosão destroem bosques de Curitiba

Árvores nativas que compõem a vegetação do Bosque São Cristóvão e da Praça Recanto Itália, entre os bairros de Santa Felicidade e São Braz, estão sendo derrubadas pela forte erosão que acomete o Riacho Uvu, cujas águas desembocam no Rio Barigui. Segundo a vizinhança, há cinco anos o processo de erosão das margens se intensificou e pelo menos oito árvores caíram por conta disso.

Outro problema histórico do local é a poluição das águas do riacho devidos aos dejetos de restaurantes e moradias, que são jogados constantemente. Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a prefeitura desenvolve um projeto de recuperação ambiental das margens de rios na área de abrangência da bacia do Barigui. A obra é feita em etapas e o córrego da região do Bosque São Cristóvão também será contemplado. A ação também visa despoluir os rios da bacia.

Já foram liberados 4,9 quilômetros de margens de rios para a implantação do Parque Linear. O espaço contará com ciclovia, canchas esportivas, parquinhos infantis, entre outras estruturas. As melhorias fazem parte de um projeto maior, o Viva Barigui, que prevê um único parque com 45 quilômetros de extensão, formando um corredor de biodiversidade e de infraestrutura às margens do Rio Barigui.

Marco André Lima
Regina mostra dejetos jogados no Riacho Uvu.