Policiais federais do Paraná decidem pelo fim da greve

O Sindicato dos Policiais Federais no Estado do Paraná (Sinpef-PR) decidiu encerrar a greve em todo o estado até quarta-feira. A decisão foi anunciada ontem após o governo federal sinalizar com a intenção de negociar com os servidores. As atividades serão retomadas hoje, em voto de confiança. Após este prazo, a categoria se reunirá em assembleia para avaliar a situação e rever o movimento. Os policiais estão parados desde terça-feira.

Os agendamentos para emissão de passaportes serão atendidos hoje normalmente na Superintendência da PF, no Santa Cândida. As senhas retiradas durante a paralisação já podem ser apresentadas para novo reagendamento.

A operação-padrão no Aeroporto Internacional Afonso Pena durante a manhã de ontem provocou transtornos aos passageiros. A ação provocou atraso em 53,3% dos 45 voos programados para deixar o terminal no período e 11 cancelamentos. Todos os passageiros que embarcavam tinham as bagagens revistadas. O procedimento colaborou para a apreensão de 6 mil cápsulas de ecstasy. A droga seria embarcada para Belo Horizonte e de lá seguiria para Goiás, segundo informação da PF.

Proposta

Os policiais federais pedem reajuste salarial, aumento de efetivo e valorização de cargos. Segundo o vice-presidente da Fenapef (Federação Nacional de Policiais Federais), Paulo Roberto Poloni Barreto, apesar da apresentação das reivindicações ao ministro da Justiça, ainda não há nada de concreto que atenda aos interesses da categoria.

Segundo Poloni, apesar da decisão do Paraná, a iniciativa de continuar ou não em greve e a realização de operação padrão até a próxima semana depende de cada sindicato local. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) informou que vai marcar reuniões com as categorias grevistas entre os próximos dias 13 e 17.