Polícia Militar define plano de trabalho para o carnaval

A Polícia Militar definiu estratégias para o carnaval no litoral, durante reunião nesta sexta-feira (25). A partir da programação das prefeituras, a corporação vai estar com 100% do efetivo à disposição para garantir a segurança de quem escolher as cidades litorâneas para se divertir ou descansar durante o feriado prolongado. ?Todas as cidades do litoral terão atenção especial e vão ser tratadas como prioridade, pois em todas elas vão ocorrer festividades?, afirmou o coronel Mário José Thaís Martins, comandante das ações da PM no litoral durante a Operação Viva o Verão.

As festividades de carnaval no litoral já começam neste sábado (26), com baile em Paranaguá. Para o domingo (27), está programado o tradicional Banho à Fantasia no Rio Itiberê. Nos demais municípios, as festas começam na sexta-feira (1). Apenas em Pontal do Paraná a programação local ainda não está totalmente definida. Reunião com as autoridades locais está prevista para terça-feira (29), para definir os dias e balneários em que vai haver concentração de pessoas.

Festividades tradicionais também vão ser realizadas em Morretes e Antonina. Até para a Ilha do Mel, onde o policiamento fica a cargo do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde estão programadas atividades para o feriadão.

Programação

Em Matinhos, a Matimbanda sai no sábado (2) e a Caiobanda, no domingo (3). Para melhorar a segurança dos foliões que decidirem seguir o trio elétrico, ficou definido que a prefeitura vai proibir a circulação de veículos na Avenida Atlântica, do começo da via até o prédio do Sesc, numa extensão aproximada de dois quilômetros. A área ficará interditada das 5h de sábado, até 48 horas depois.

Apenas moradores e comerciantes terão acesso aos prédios residenciais e imóveis comerciais da área bloqueada. Ficou determinada ainda a proibição de venda de bebidas em garrafas de vidro, por um decreto da prefeitura. Nos dois dias de folia e desfile de trio elétrico a festa vai encerrar às 3 horas.

Em Guaratuba há previsão de três trios elétricos para a segunda-feira (4), quando a Guaratubanda sai às ruas. Lá, a Avenida 29 de Abril vai ficar fechada, a partir da Rua João Cândido em direção ao centro da cidade. Para melhor observação da movimentação de pessoas, policiais militares vão atuar também em plataformas elevadas.

Antes de acessar a avenida os foliões serão revistados, numa medida preventiva para evitar que estejam portando armas, drogas e também garrafas de vidro. A festa começa às 19 horas e segue até 2h30 da madrugada, quando está previsto o desligamento dos trios. Esquema especial de policiamento está sendo montado para dispersão dos foliões, com sinalização para evitar transtornos.

Estradas

Na sexta-feira (1), o Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar começa a Operação Carnaval, com aumento no policiamento das estradas que dão acesso às praias. Durante a temporada, o batalhão atua, além da permanência nos postos de fiscalização, em pontos estratégico das estradas, realizando policiamento ostensivo em pontos considerados críticos e com maior probabilidade de acidentes.

Para melhorar a segurança de quem vai retornar a Curitiba ou ao interior depois do carnaval pela rodovia que liga Praia de Leste à BR 277 está prevista a inversão do sentido do tráfego na tarde de terça-feira (5). No domingo (10), também vai ocorrer a operação inversão. Em caso de emergência nas estradas basta ligar para o número 198.

Voltar ao topo