A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou na noite desta quinta-feira (11) a formatura de 555 novos integrantes para seu quadro de servidores. O evento aconteceu no Teatro Positivo, em Curitiba, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Foram formados 442 agentes de polícia judiciária, 36 papiloscopistas e 77 delegados, que concluíram o Curso de Formação Técnico Profissional na Escola Superior da Polícia Civil (ESPC), com duração de 18 semanas.

continua após a publicidade

Esse grupo faz parte da maior contratação da história da PCPR, anunciada em agosto, e agora passa a reforçar as unidades da instituição em todo o Estado. Desde 2019, já foram contratados 1.624 novos policiais civis no Paraná, sendo 1.217 agentes de polícia judiciária, 285 delegados e 122 papiloscopistas.

Os novos agentes serão distribuídos da seguinte forma: 75 em Curitiba, 97 na Região Metropolitana e 270 no interior do Estado. Os papiloscopistas também serão alocados na capital, RMC e outras regiões. Já os 77 delegados serão distribuídos por diversas partes do Paraná.

Entre as atividades que serão desempenhadas pelos novos policiais estão a investigação de crimes, direção de delegacias, interlocução com o Poder Judiciário, lavratura de flagrantes, execução de operações policiais, condução de inquéritos e realização de perícias papiloscópicas.

continua após a publicidade

O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, destacou que o impacto desse reforço de mão de obra será imediato, melhorando a elucidação de crimes, área em que o Estado já é referência nacional com índice de 97%.