Segurança Pública

Polícia Civil do Paraná devolve 1.150 celulares roubados em 2025

SESP

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) devolveu 1.150 celulares aos seus legítimos proprietários em 2025 através do Projeto Recuperacel. Lançada em maio, a iniciativa realizou 11 eventos em Curitiba e no interior do estado, visando combater o mercado ilegal de aparelhos móveis.

O Recuperacel identifica, localiza e restitui telefones furtados ou roubados, utilizando tecnologias de rastreamento, cruzamento de dados e diligências especializadas. A maior ação ocorreu em Curitiba, com 421 celulares devolvidos em um único dia.

O delegado Diego Ribeiro Martins explica que o processo inicia com o boletim de ocorrência feito pela vítima, registrando o número IMEI do aparelho. A partir disso, técnicas investigativas e inteligência policial são usadas para identificar quem está usando o celular ilegalmente.

Além das devoluções, o projeto mapeia rotas de distribuição, identifica pontos de receptação e rastreia dispositivos furtados ou roubados. O objetivo é desarticular grupos especializados nesse tipo de crime e reprimir o mercado paralelo.

A PCPR ressalta a importância do registro do IMEI no boletim de ocorrência para o rastreamento dos aparelhos. Vítimas que ainda não informaram esse dado podem complementar o BO na delegacia. O IMEI, composto por 15 dígitos, pode ser encontrado na caixa do aparelho, na nota fiscal ou nos dados da conta do Google ou iOS vinculada.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.