Pneus apreendidos pelo Ipem são triturados

Cerca de setecentos pneus apreendidos pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) foram picados ontem e incorporados ao programa Rodando Limpo/Mutirão para Erradicar a Dengue no Paraná. O programa é uma iniciativa do governo do Estado, que conta com a parceria da empresa BS Colway Pneus Remoldados. Em cinco meses de operação, o programa já recolheu no Estado 5.063.492 pneus, que foram picados e transformados em óleo combustível, gás e enxofre na usina de xisto da Petrobrás, em São Mateus do Sul.

Os material destruído ontem era fruto de apreensões de material irregular vendido no Estado, segundo explica o presidente do Ipem, Leonardo Paranhos da Silva. Durante o evento, que contou com a participação do governador Roberto Requião, também marcou a comemoração antecipada dos cinco meses de mutirão contra a dengue.

Lançado em fevereiro, em Foz do Iguaçu, o projeto conta com parcerias da BS Colway, Petrobras, Itaipu Binacional, Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Paraná, e associações de municípios. Nesse período foram mobilizadas mas de 1.500 pessoas em 110 municípios.

De acordo com o presidente da BS Conway e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Remoldados, Francisco Simeão, com essa participação a empresa cumpre seu papel social e ambiental de estar dando um destino final do material inservível. Segundo ele, é preciso cobrar uma ação efetiva dos órgãos públicos para a fiscalização no segmento. “Existe uma resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) para que os fabricantes e importadores dêem um destino para os produtos”. Ele estima que se isso for cumprindo, até 2004 será possível liquidar todo o material descartado no País.

Voltar ao topo