PM vai ganhar Centro de Treinamento Avançado

Os cursos de formação, especialização e aperfeiçoamento de policiais militares do interior do Estado devem ser descentralizados com a criação do Centro de Treinamento Avançado (CTA) da Polícia Militar do Paraná. O imóvel a ser usado para a instalação do CTA é o antigo Portal de Foz do Iguaçu, obra, às margens da BR-277, que foi iniciada e abandonada pelo governo anterior e que fica às margens da BR-277. “Após ser revitalizado, o local não será usado apenas pela Polícia Militar. Queremos transformar a área num núcleo de treinamento de múltiplo uso”, disse o comandante-geral da PM, coronel David Antônio Pancotti.

Também usarão o mesmo prédio a Polícia Civil, a Secretaria do Meio Ambiente, através do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e até o Ministério Público. Para adequar o projeto às necessidades destes órgãos, representantes de cada uma das instituições se reuniram com o comando da PM ontem, em Curitiba.

Na etapa seguinte, cada entidade irá detalhar o que precisa para se instalar naquele local e como as áreas comuns poderão ser compartilhadas entre todos. Amanhã, um pré-projeto deverá estar sendo finalizado para posteriormente ser apresentado ao governador Roberto Requião.

De acordo com os arquitetos Edson Klotz e Mônica Miro, da Secretaria de Obras Públicas, serão apuradas as necessidades de todos os órgãos. Em seguida, um estudo determinará sobre a viabilidade de implantação do projeto que inclui a questão do espaço aéreo, do sistema viário e de infra-estrutura, como por exemplo o esgotamento sanitário. “Trata-se de uma área de manancial e todos os cuidados devem ser tomados para evitar degradação ambiental”, disse o engenheiro florestal do IAP, Paulo Roberto Caçola.

Atualmente, todo o treinamento e aperfeiçoamento dos policiais militares paranaenses é feito na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais. Com a criação do CTA será possível fazer a descentralização deste ensino.

Voltar ao topo