PM inicia Operação Verão no litoral

A Policia Militar (PM) inicia hoje, em todo o litoral paranaense, a Operação Verão 2003. O lançamento oficial será as 10h, na Praia Central de Guaratuba. Além do litoral, haverá reforço policial nas praias formadas nos lagos de Itaipu, no Extremo Oeste do Estado. A Operação Verão será comandada pelo comandante Jack Holmer, devendo ir até o dia 15 de março.

O assessor de comunicação social da Operação Verão, tenente Valdecir Gonçalves Capelli, explicou que serão disponibilizados 1.500 homens em todo o litoral. Mais oito postos policiais que ficarão na Costa Lese. A PM atuará em seus diversos setores: a Policia Rodoviária Federal (PRF) ficará responsável pelas rodovias que dão acesso ao litoral; a Polícia Florestal atuará principalmente na Ilha do Mel e o Corpo de Bombeiros (CB), que vai atuar em seu trabalho normal, mas em especial na busca e salvamento. Capelli deu algumas orientações aos veranistas quanto ao serviço da PM. “A primeira é não tomar banhos de mar fora do horário vigiado pelos salva-vidas. A outra diz respeito ao uso de aparelhos de som com volume muito alto. A PM será rígida encaminhando o infrator a um Juizado Especial”, ressaltou Capelli.

Corpo de Bombeiros

Somente o Corpo de Bombeiros destinará cerca de seiscentos homens na operação. Conforme o comandante da Operação do CB, major Jorge Luiz Thais Martins, serão 95 postos de salva-vidas em todo litoral com quatro homens em cada um. “É importante o banhista ficar atento às placas de sinalização nos locais que são perigosos para mergulhos”, disse. Martins lembrou que no verão passado o CB realizou 1450 salvamentos, praticando 40 mil advertências ou orientações aos banhistas.

Voltar ao topo