PM forma policiais para atuarem no Projeto Povo

A PM do Paraná já formou quatro turmas de policiais para atuarem no projeto Povo (Policiamento Ostensivo Volante), que visa a estreitar o contato entre comunidade e polícia. Na reunião semanal da Operação Mãos Limpas de ontem, o comandante da PM, coronel David Pancotti, detalhou ao governador Roberto Requião e aos demais participantes a filosofia e o funcionamento do projeto, que será implantado em dez bairros de Curitiba e cinco de Londrina, na fase piloto.

Os policiais estão sendo treinados para ter uma atuação específica de policiamento comunitário, com contato direto com os moradores do bairro, que terão um telefone celular para solicitar a presença da PM. Segundo Pancotti, o sucesso do projeto vai depender também de um sistema de comunicação eficiente, entre a base fixa da PM na área de abrangência, as estações móveis, através de viaturas e motocicletas, e a comunidade.

Conforme explicado pelo coronel Pancotti, o projeto Povo vai depender de um programa maior da área de segurança pública, já determinado pelo governador, que é a implantação de um sistema de geoprocessamento. “Isso vai permitir a interação da comunicação prevista pelo projeto”, comentou.

Penitenciárias

O secretário de Estado da Justiça, Aldo Parzianello, apresentou ao governador, na reunião da Operação Mãos Limpas, um levantamento feito pelo Departamento Penitenciário do Estado sobre a situação criminal dos presos no sistema estadual e as taxas de reincidência dos detentes. Segundo os dados, o Paraná está entre os Estados com os menores índices, de 29% de reincidência para uma população de 6.823 internos.

De acordo com o secretário, esse índice demonstra a boa atuação do corpo funcional e da direção do sistema penitenciário, além da eficiência do trabalho de recuperação realizado com os presos. Parzianello destacou também a importância do programa Pré-Egresso na reintegração do preso ao mercado de trabalho e ao convívio social. Requião pediu ao secretário um levantamento da necessidade de recursos para manter o programa, que também será discutido nesta sexta-feira (18), em reunião com os reitores das universidades estaduais, o secretário da Justiça e o secretário da Ciência e Tecnologia, Aldair Rizzi.

Reforço

O governador determinou, durante a reunião, que o comando da PM do Paraná providencie a vistoria do avião monomotor Cessna PTJPX, apreendido pela Polícia Federal (PF) em Castro, há três anos, por transporte de drogas. Segundo o procurador-geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda, há uma proposta de convênio entre a União, por meio da Secretaria Nacional Antidrogas, com o governo do Estado, para cessão dessa aeronave por comodato.

Para Requião, o monomotor vai reforçar a ação de patrulhamento das fornteiras e também florestal. “Se a avaliação indicar condições de uso, vamos providenciar a revisão imediata do avião para utilizá-lo”, disse o governador.

Voltar ao topo