A Secretaria de Estado da Segurança Pública cumpriu ontem reintegração de posse da Fazenda Ceita-Porã, no município de Centenário do Sul, norte do Paraná. Cerca de 220 policiais militares do 15.º Batalhão de Rolândia participaram da operação, que acabou por volta das 15h. Os 109 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que ocupavam a área desde o dia 10 de junho, deixaram o local de forma pacífica. Essa é a 147.ª desocupação promovida pelo governo do Paraná desde 2003.
Segundo a Polícia Militar, três homens foram presos em flagrante e estão detidos na Delegacia de Centenário do Sul. O delegado Elizandro de Souza Correia disse que uma das prisões foi por porte ilegal de arma e as outras duas por posse ilegal. Três espingardas foram apreendidas. De acordo com a Comissão de Mediação de Conflitos Agrários da Secretaria da Segurança Pública, a desocupação começou por volta das 6h de ontem.
Ao serem retiradas do local, todas as pessoas foram deslocadas para a PR-450. Depois da reintegração de posse, a Secretaria de Estado da Segurança Pública tem outro problema para resolver: buscar uma solução para que os integrantes do MST, parados na estrada, não corram riscos. A Comissão de Mediação de Conflitos Agrários informou que vai conversar com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para um entendimento.