PM alerta para roubos no Carnaval

O Carnaval está próximo. Nessa época muitas pessoas viajam à procura de diversão no litoral. Porém, essa situação acaba gerando um problema: as casas normalmente ficam vazias, sujeitas mais facilmente a ruobos. O Estado procurou informações junto à Polícia Militar (PM) do Paraná e colheu algumas dicas para tentar evitar que aconteçam roubos.

O chefe da comunicação social da PM no Paraná, major João Jayme Cabral, confirmou que realmente o número de roubos aumenta na época do Carnaval. Ele enumerou algumas providências simples que, se tomadas, podem evitar o pior. A primeira é não comentar a viagem com pessoas desconhecidas. Outra dica é comunicar a ausência a um vizinho de confiança e, se possível, pedir que ele ou um parente abra as janelas durante o dia, dando a impressão que há alguém em casa. Antes de viajar, certifique-se que todas as portas estão corretamente fechadas. Nunca deixe a luz acesa, ela denúncia abandono e acaba atraindo os ladrões. Suspenda e entrega de jornais e revistas, pois o acumúlo deles também pode significar que os moradores não estão. “Uma recomendação importante é desligar a campainha”, alertou o major. “Baixar o volume do telefone também é recomendável. Tomando todas essas medidas, com certeza o risco de roubo será bem menor.”

Cabral destacou também que as pessoas que vão brincar e, em conseqüência, ficar no meio de grandes concentrações de pessoas, devem evitar levar bens como muito dinheiro ou celulares. O ideal é sempre ter consigo um documento. “A PM e a União dos Conselhos Comunitários de Segurança de Curitiba estarão distribuindo cerca de 1 milhão de leques de papel com mensagens no Carnaval”, conta o major. “As principais delas pedem para evitar drogas, maneirar no álcool e não entrar em confusões.”

Voltar ao topo