Foto: Divulgação

Em Guaratuba, resultado é o pátio da PM lotado, com quase 100 carros, e mais de 65 termos circunstanciados por perturbação do sossego.

continua após a publicidade

Depois de muito agüentar reclamações dos veranistas sobre o volume dos sons de carros no litoral, a Secretaria de Estado da Segurança Pública resolveu tomar uma medida drástica: ordenou à Polícia Militar reprimir qualquer utilização ?acima do normal? de som automotivo, criando, como parte da Operação Verão, a ?Operação Som Alto?. ?Em Guaratuba, durante temporadas passadas, havia até mesmo competição de som na orla?, conta o capitão Adilson Luiz Correa dos Santos, comandante da sub-área 3 da PM.

Segundo o capitão, a PM adotou a ?tolerância zero? quando o assunto é som alto no litoral. ?Se a pessoa é flagrada, nem pedimos para abaixar. O carro é apreendido e o dono autuado.?  O resultado é o pátio da PM lotado, com quase 100 carros e seus mirabolantes acessórios sonoros, e mais de 65 termos circunstanciados por perturbação do sossego para os proprietários. ?Essa temporada de Guaratuba está novamente recebendo famílias graças ao sossego que está sendo proporcionado pela segurança pública?, comemora o presidente da associação comercial do município, Maurício Lense.

A maioria dos flagrantes acontece após denúncias à PM. Caso seja flagrado, o veículo e todo o equipamento de som é apreendido. Só é liberado após audiência de conciliação no Juizado Especial Criminal e recolhimento das taxas referentes a estadia de pátio, e apresentação da documentação do veículo em dia. ?Os veranistas infratores são oriundos de cidades do interior e principalmente de Curitiba?, diz o capitão.

Poucas ocorrências

Segundo Santos, a temporada, apesar de estar batendo recorde de ocupação, é uma das mais tranqüilas de que se lembra. ?Durante toda a temporada só tivemos um homicídio e mesmo na noite da virada não registramos qualquer ocorrência em Guaratuba?, revela. De acordo com o capitão, os maiores problemas na cidade estão relacionados ao uso abusivo de bebidas alcoólicas. ?As brigas e discussões que atendemos sempre estão relacionadas a esse fator?, diz. Mesmo os arrombamentos, comuns nessa época, dimimuíram.

continua após a publicidade

?Já é um trabalho de prevenção que estamos realizando desde a temporada passada, que está ajudando a atrair novamente ao litoral paranaense turistas afim de sossego?, afirma. Segundo o presidente da associação comercial, a mudança de perfil de jovens para famílias está também aumentando a arrecadação dos comerciantes em Guaratuba.