enkontra.com
Fechar busca

Paraná

PM abre inscrições para formação de oficiais

Os interessados podem se increver até o dia 21 de setembro

  • Por Ae Notícias

As inscrições para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Paraná já estão abertas e devem ser encerradas no dia 21 de setembro. Após efetuar o cadastro no Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o candidato deve pagar a taxa de R$ 80,00 para validá-lo. Este ano uma das novidades é a ampliação das habituais 20 ou 30 vagas para 90, entre bombeiros e policiais militares. A primeira fase do concurso deve ser realizada no dia 11 de novembro, juntamente com os candidatos do vestibular da UFPR. Segundo o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Roberson Luiz Bondaruk, a ampliação das vagas aos oficiais se deve à também ampliação do número de praças e da criação de batalhões. “Esse decreto faz com que o número de oficiais seja compatível com as necessidades da corporação”, comentou.

Setenta novos policiais e 20 bombeiros militares devem cursar três anos do Curso de Formação de Oficiais na Academia da Polícia Militar do Guatupê (APMG), localizada em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Outra novidade, apresentada no dia 10/08, durante a cerimônia de aniversário da corporação, é que o curso tem agora validade de ensino superior, deixando de ser apenas equivalente. O decreto prevê que os cadetes saiam da Academia como bacharéis em Segurança Pública.

Para a inscrição, é necessário que os candidatos preencham alguns requisitos como idade, comprovação de conclusão do ensino médio e apresentação de carteira de identidade expedida no Paraná. Vale ressaltar que as candidaturas de menores de 18 anos só serão aceitas mediante a autorização escrita dos pais.

Os candidatos civis (populares) devem ter 16 anos completos (até o último dia das inscrições e máxima de 25 anos completos (ou seja menos de 26); os militares estaduais de outros estados e militares das Forças Armadas devem ter até 30 anos completos; os militares estaduais do Paraná não tem limite de idade.

Além disso, durante o curso, o cadete deve se dedicar exclusivamente à PM, incluindo atividades noturnas, feriados e finais de semana, não sendo possível a liberação dos alunos para presença em outros cursos ou atividades fora da corporação, podendo inclusive ser submetido ao regime de internato.

De acordo com o edital do concurso, os praças da PM que desejarem realizar o CFO, além de atender tais condições (exceto a de idade), devem estar cinco nos na corporação, estar classificados, no mínimo, no comportamento “bom” e não estar sendo submetido a nenhuma medida disciplinar. Ainda segundo o edital, a remuneração básica inicial dos cadetes da Polícia Militar é de R$ 2.480,12, ou seja, enquanto estudantes recebem este valor.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas