É mole?

Plástico pode levar à infertilidade masculina, aponta pesquisa de universidade do Paraná

Foto: Rodolfo Bührer / Gazeta do Povo / Arquivo

Estudo feito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) mostrou que plásticos utilizados no Brasil podem estar causando infertilidade aos homens. Garrafas e copos descartáveis podem conter uma substância chamada Bisfenol A (BPA), que altera o desenvolvimento dos testículos. O estudo é coordenado pela bióloga e professora Glaura Scantamburlo Alves Fernandes, do Centro de Ciências Biológicas da UEL, com financiamento da Fundação Araucária – órgão do governo do estado de fomento à pesquisa.

A pesquisa aponta que que mesmo em pequenas doses o BPA estaria prejudicando a saúde masculina. “O Bisfenol A pode levar a alterações reprodutivas no ser humano. Quando este indivíduo entrar na fase de reprodução, ele pode ter um déficit de fertilidade”, relata Glaura.

LEIA MAIS IBGE abre concurso para 208 mil vagas temporárias para o censo

Além da infertilidade masculina, a substância pode causar outros riscos à saúde, como câncer e problemas cardíacos. No Brasil, uma lei de 2012 proíbe apenas o uso deste tipo de plástico na fabricação de produtos para bebês, como mamadeiras e outros utensílios para lactentes. Nos Estados Unidos, o BPA já é proibido em todas as formas de produção.

Prevenção

A principal orientação para a população é que só sejam adquiridos produtos plásticos com a informação “Livre de BPA”. Para quem usa utensílios plásticos com Bisfenol A, a recomendação é não aquecê-lo. “A alta temperatura faz com que pequenas quantidades destes elementos sejam liberados no produto ou alimento, que fazem com que este tóxico seja consumido diretamente,” afirma a professora Glaura Scantamburlo.

Outra situação que é preciso ficar alerta é quanto ao rótulo do produto que sinaliza qual substancia foi utilizada pelas indústrias. Segundo Priscila Tsupal, representante da Câmara e do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná e assessora da diretoria da Fundação Araucária, a dica é observar bem o símbolo da reciclagem.

“A lista é bem grande e é preciso estar atento às informações do rótulo. É importante observar se os números 3 ou 7 estão expostos no símbolo da reciclagem. Se estiverem, não utilize e nunca esquente alimentos no plástico”, orienta Priscila.

Dicas para diminuir o contato com o bisfenol A

  • Não colocar no micro-ondas embalagens de plástico que não sejam BPA free;
  • Evitar recipientes de plástico que contenham os números 3 ou 7 no símbolo de reciclagem;
  • Evitar o uso de comida enlatada;
  • Usar recipientes de vidro, porcelana ou ácido inoxidável para colocar comidas ou bebidas quentes;
  • Escolher garrafas e objetos infantis que são livres de bisfenol A.
Voltar ao topo