Planetário mostra o céu sob a visão dos índios

Um dos grandes objetivos de quem entra no Parque da Ciência do Paraná, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, é conhecer o planetário, único do mundo a mostrar o céu e as constelações sob a visão dos índios brasileiros.

Dentro de um pequeno globo munido de sofás, os visitantes assistem deitados a projeções que representam o céu. No escuro, as crianças esquecem o medo e dão asas à imaginação, enxergando constelações no formato de diversos animais, como anta, ema e escorpião. Já os adultos, se entusiasmam com o que vêem e acabam se comportando como se também tivessem oito, nove ou dez anos de idade.

O encantamento se repete todos os finais de semana, quando o planetário é aberto ao público em geral, ou em algumas sextas-feiras, quando recebe a visita de grupos de escolas. “Recebemos cerca de seiscentos visitantes por fim de semana?, conta o doutor em Astronomia e professor da UFPR Germano Bruno Afonso. “Já vieram prestigiar o planetário diversas pessoas de outros estados, mas esperamos que, em breve, a atração chame também a atenção de pesquisadores de outros países, pois igual a ela não existe outra em nenhum lugar do mundo.?

Inaugurado no último dia 20 de dezembro, o planetário é resultado de mais de dez anos de trabalhos realizados por Germano junto a aldeias indígenas de todo Brasil. Descendente de índios, o professor teve facilidade em conversar com pajés e integrantes das tribos por falar tupi e guarani. Sempre era bem recebido nas aldeias e costumava obter o maior número de informações possíveis com os moradores.

“É muito mais fácil visualizar as constelações indígenas do que as constelações orientais que, muitas vezes, para nós, aparecem de ponta-cabeça?, explica o professor, garantindo que, assim, a astronomia se torna muito mais atrativa tanto para crianças quanto para adultos. “Em geral, a astronomia indígena representa elementos da flora e da fauna brasileira, tendo também relação com as estações do ano e com a religião.?

O planetário do Parque da Ciência do Paraná foi construído por menos de R$ 50 mil. Outros planetários costumam ter orçamentos superiores a US$ 500 mil. Ele tem capacidade para vinte visitantes deitados no sofá. As apresentações duram cerca de quinze minutos e são gratuitas. (Cintia Végas)

Serviço – Planetário do Parque da Ciência do Paraná. Endereço: Estrada da Graciosa, 4000 (antigo Parque Castello Branco). Funcionamento: sábados e domingos. Horário das apresentações: das 10h30 às 17h. Entrada gratuita.

Voltar ao topo