Evitando frustrações

Planejamento pode garantir promessas do Réveillon

Fazer promessas na empolgação do Réveillon e depois se sentir frustrado no final do ano. Quem nunca fez uma promessa na virada do ano e não fez nada para chegar ao objetivo? Mas tudo pode ser resolvido com um planejamento e a revisão das ações para chegar lá durante todo o ano.

O ato de planejar serve para qualquer promessa e em qualquer época do ano: começar a estudar, retomar os estudos, trocar de carro, mudar de emprego, juntar dinheiro, emagrecer…

O diagnóstico e o plano de ação podem ser feitos por cada pessoa, individualmente. Mas, se preferir, um profissional especializado – o coach, por exemplo – pode ser contratado para isto.

Na opinião de Márcia Belmiro, master coach e trainer licenciada pela Sociedade Brasileira de Coaching, um dos erros que as pessoas cometem é não fazer uma análise do que já passou.

Entender os motivos que fizeram com que aquele objetivo não fosse alcançado faz diferença na hora de traçar as metas e finalmente cumpri-las. “Quando se faz uma boa análise, a pessoa até se surpreende ao ver quanta coisa conquistou”, afirma.

Ela lembra que também é necessário ponderar os acontecimentos do ano. “Não consegui a promoção, mas aumentei a minha carteira de clientes”, exemplifica. “Se a pessoa tem uma base clara do que aconteceu, vai ter a noção do que é alcançável”, comenta Márcia.

Divulgação
Karina Reis: é importante saber realmente o que quer.

Para a coach Karina Reis, diretora executiva da Cannoh Coaching Pessoal e Empresarial, um dos problemas com as promessas de final de ano é a falta de comprometimento com a meta. A pessoa até tem a motivação para fazer, mas não toma a decisão necessária para começar a trilhar o caminho em busca do objetivo.

“Quando se estabelece algo que você quer, é importante saber realmente o que quer. Está errado traçar grandes metas. O objetivo é algo maior e pequenas ações vão levar a pessoa a conseguir o que deseja. É necessário consistência e ir um dia de cada vez. Aí é preciso cuidado para não se sabotar, seja por preguiça ou por medo”, conta.

As especialistas alertam que não dá para ficar dando apenas desculpas ao constatar que não foi possível conseguir alcançar as metas traçadas no início do ano.

Coloque os sonhos na ponta do lápis

Para sair do ciclo vicioso das promessas e a falta de realizações – ou nem tantas como gostaria -, o primeiro passo é colocar tudo no papel e fazer um planejamento para a vida pessoal, como se fosse para uma empresa. E, junto com isto, a pessoa deve pesquisar o que é necessário para conseguir cumprir a promessa.

Se a ideia é ter trocar de carro, o interessado deve pesquisar o quanto custa, as possibilidades de financiamento… “Não existe como conquistar grandes coisas de forma rápida”, ressalta a coach Karina Reis.

O planejamento para o ano que chega pode ser montado em um caderno mesmo. Qualquer um pode fazer isto, desde que leve a sério. A pessoa deve estabelecer o que deseja, o motivo para querer aquilo, qual a ação vai tomar para isto e em que tempo. “Coloca tudo no caderno e faz um check list. É importante, volta e meia, fazer uma avaliação”, salienta Karina.

Uma dica da coach Márcia Belmiro é fazer o chamado road map, o mapa da estrada que quer trilhar. Mas não é de qualquer maneira. A pessoa deve primeiramente se ver atingindo o objetivo daqui a algum tempo, criando a motivação e a condição para que chegar lá.

“É um ensaio mental na qual a pessoa consegue se ver 12 quilos mais magra, por exemplo, junto com a lembrança do que fez para atingir isto. Quebra um pouco o paradigma mental ao co,nseguir visualizar a meta já atingida daqui a um ano. Já cria uma outra realidade emocional e mental dentro da pessoa”, esclarece Márcia.

Ela lembra que todas as pessoas que pretendem fazer o planejamento devem dar um pequeno passo e começar a traçar o caminho. “É sair de casa e ir no Sebrae para ver como abre uma empresa. Quando a pessoa vai lá, tem uma noção melhor do que simplesmente pesquisar na internet. Indo lá, já fica sabendo de um curso, já se anima”, aponta a coach.

Voltar ao topo