Pinhais: moradores reclamam de fábrica

Uma fábrica de embalagens de madeira tem tirado o sossego de moradores do Jardim Cláudia, município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Barulho e a disseminação de fumaça preta pelos arredores continua até mesmo nos finais de semana, segundo relatos da população.

Na casa da moradora Michele Coelho, o problema é diário. ?O trabalho na fábrica e os transtornos acontecem o dia todo. Dentro de casa, o cheiro é parecido com casas que têm fogão a lenha, por causa da fumaça?, contou. E a situação se reflete na saúde das crianças. ?Tenho um filho de dois anos e a fumaça acaba intensificando os problemas de renite que ele tem. E, agora, ele também está com conjuntivite?, relatou Michele.

Reclamações já foram feitas à Prefeitura da cidade, sem que qualquer resposta para o problema tenha sido dada à situação, que é antiga. ?Sempre dizem que vão checar o problema, mas isso nunca acontece?, disse a moradora Rosilene Cruzeta, que mora há mais de 20 anos na região. ?A roupa que é estendida no varal fica cheia de fuligem, assim como o ar?, completou.

Infra-estrutura

Falta de asfaltamento, lixo e esgoto a céu aberto são outras reclamações dos habitantes do Jardim Cláudia. Nos terrenos baldios, além do mato alto, há material de construção que foi descartado e animais mortos já foram abandonados no local. ?Quem tem que pagar para que o terreno seja limpo somos nós. Sabemos que os próprios moradores contribuem para piorar a situação do lixo?, lamenta Rosilene, cuja casa é vizinha de um terreno baldio.

Voltar ao topo