Pinhais: moradores cobram ruas asfaltadas

Os moradores do bairro Vargem Grande, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, não agüentam mais a falta de asfalto em algumas ruas do bairro.

O pó vem agravando o quadro de saúde de algumas pessoas e, quando chove, é a lama que atrapalha. Esta semana eles fizeram uma manifestação e foram até a Prefeitura cobrar melhorias.

O bairro existe há 25 anos e algumas ruas, apesar de serem movimentadas, ainda não estão asfaltadas. Uma delas faz a ligação entre duas importantes avenidas e pela outra passa uma linha de ônibus. Nelcy Pádua diz que mora há 22 anos no bairro e não agüenta mais a situação. ?Minha filha está fazendo tratamento para rinite. O pó ajuda a piorar o quadro?, reclama.

O pó também incomoda os comerciantes. Juarez Coelho Jaques tem uma panificadora e fala que a sujeira espanta os clientes.

?Você tira o pó, mas passa um carro e suja tudo de novo. Meus produtos dependem muito da higiene?, fala. Outro problema, são os gastos excessivos com sabão e detergentes para manter tudo limpo. Lucilene Capaci é dona de uma mercearia e também reclama.

?Limpamos tudo de três a quatro vezes ao dia. Já estou cansada, ainda vem a Saúde e reclama da limpeza?, comenta. O morador Jair Francisco Calisário diz também que não adianta nem lavar o carro. ?Só faço isso quando chove. Do contrário, é tempo perdido?, diz.

Apesar de resolverem ir até a Prefeitura de Pinhais, os moradores saíram sem nenhuma resposta concreta.

Segundo a assessoria de imprensa, a pavimentação das ruas do bairro está previstas para este ano, mas o problema é que a Sanepar precisa colocar a rede de esgoto e a Copel precisa recuar os postes.

Há alguns dias a Prefeitura fez o requerimento e agora aguarda uma resposta. Os moradores disseram que vão esperar duas semanas e depois deste prazo vão continuar fazendo as manifestações. 

Voltar ao topo