Pilarzinho terá unidade do Corpo de Bombeiros

Uma nova unidade do Corpo de Bombeiros, no bairro Pilarzinho, ficará pronta em março deste ano. O posto, que está sendo construído pela prefeitura, vai atender 150 mil pessoas de 16 bairros – Santa Felicidade, Cascatinha, São João, Mercês, Vista Alegre, Pilarzinho, São Francisco, Bom Retiro, Centro Cívico, São Lourenço, Taboão, Abranches, Barreirinha, Boa Vista, Ahu e Juvevê.

O posto de bombeiros do Pilarzinho, na Rua Amaury Lange Silvério, terá 272 metros quadrados de área construída. No piso térreo vão ficar abrigo para viaturas, sanitários e as salas de apoio, administração e protocolo. No piso superior vão ficar sala de estar, depósito, refeitório, dois dormitórios, banheiros e vestiários. O projeto é padronizado e segue orientação técnica do próprio Corpo de Bombeiros do Paraná.

A construção, pela prefeitura, de unidades que permitam a descentralização do atendimento do Corpo de Bombeiros em Curitiba foi definida através de convênio assinado há quatro anos entre o município e o governo do Estado, dentro do programa Cidade Segura, gerenciado pela Secretaria Municipal da Defesa Social.

Curitiba tem hoje nove unidades dos bombeiros – no centro e nos bairros Portão, Bacacheri, Infraero, CIC-Sul, Santa Felicidade, Boqueirão, Bairro Alto e Sítio Cercado. Além da unidade do Pilarzinho, estão previstos postos na Ceasa, Cajuru, Uberaba, CIC-Norte, Pinheirinho e Santa Cândida. Os postos do Bairro Alto e Sítio Cercado foram construídos pela Prefeitura durante a gestão do prefeito Cassio Taniguchi. A Prefeitura também vai reconstruir as instalações dos postos do Bacacheri e da CIC-Sul.

Parcerias

A construção das unidades envolve, além da Defesa Social, encarregada pela gestão do projeto e de trâmites de planejamento junto ao comando da corporação, e a Secretaria Municipal de Urbanismo, que executa as dotações com recursos provenientes da cobrança de taxas de vistorias técnicas de segurança e edificações, realizada pelo Corpo de Bombeiros em imóveis comerciais e particulares.

Também participam o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), responsável pelo projeto arquitetônico da obra a ser construída, reformada ou reconstruída, com base em orientações técnicas formalizadas pelo Corpo de Bombeiros. Também atuam diretamente a Secretaria Municipal de Obras Públicas, que licita e garante a execução da obra, e a Polícia Militar/Corpo de Bombeiros/Siate, que definem os padrões técnicos.

Voltar ao topo