Petrobras simula vazamento de gás

Cento e vinte profissionais, entre funcionários da Petrobras, policiais militares, corpo de bombeiros e agentes de saúde, e 1.600 pessoas das comunidades de Vila Bom Jesus, Vila Nova e Colônia Cachoeira, participaram ontem do simulado de emergência realizado pela Unidade de Negócio da Industrialização do Xisto da Petrobras, no município de São Mateus do Sul.

O exercício testou a equipe de emergência e o Plano de Contingência da Petrobras para o gasoduto, a evacuação dos moradores e o isolamento da área supostamente contaminada com gás. O gasoduto, que passa sob as ruas das comunidades, liga a unidade à empresa Incepa.

A simulação começou com um suposto vazamento na unidade, às 14h. No mesmo horário, uma sirene tocou, alertando a população sobre o problema. Todos os presentes na comunidade tinham que se dirigir ao ponto de encontro de evacuação, situado a 250 metros do local do acidente. Para dar mais realidade à simulação, uma fumaça vermelha foi solta na unidade, como se fosse o gás no vazamento.

Pontualmente às 14h, as equipes de evacuação entraram em ação. O vazamento foi contido às 14h35, quando 98% da evacuação já havia sido realizada. Uma escola e uma creche, próximas ao local do vazamento, foram evacuadas em um minuto e meio.

“A ação foi um sucesso. Contamos com a participação da comunidade e de todos os profissionais e tudo deu certo. Desde o ponto de encontro, ao tempo dos deslocamentos e o controle do vazamento. Os objetivos foram cumpridos e agora serão feitas algumas análises críticas sobre a operação”, ressaltou o gerente-geral da simulação, José Manuel Villar.

“A equipe de emergência da Petrobras chegou ao local de vazamento seis minutos após o registro da ocorrência. O corpo de bombeiros chegou ao local um minuto depois, e a Polícia Militar conseguiu esvaziar a localidade em cinco minutos”, afirma o gerente.

Acompanhamento

Toda a simulação foi acompanhada pela coordenadora regional da Saúde do Meio Ambiente e Segurança da Petrobras, Tânia Zoneschein. “Esses procedimentos são realizados em todas as regiões onde a Petrobras está presente. A simulação prepara toda uma comunidade e os trabalhadores da empresa para qualquer tipo de acidente. É sempre importante pensar na segurança de todos”, diz.

Os profissionais que participaram da simulação treinaram por quatro meses e meio para a operação. A população das comunidades participaram dos treinamentos por um mês e meio.

“Essa foi a primeira simulação realizada aqui em São Mateus do Sul. O nosso objetivo é realizar uma por ano. O resultado da primeira experiência foi ótima”, diz José Manuel Villar.

O gasoduto mede 3,5 km e é feito de uma tubulação em aço carbono com 8 polegadas de diâmetro (20 cm), parede de 1cm de espessura. A parte que passa pelas comunidades está enterrada a 1,5m de profundidade e é revestida com uma dupla camada de fita que protege o aço da corrosão.

“A unidade mantém uma rotina de inspeção que inclui a passagem de um equipamento que, impulsionado pelo próprio gás, faz a limpeza interna do gasoduto. Outro instrumento tem como finalidade verificar a espessura da tubulação. Então o risco de um acidente é muito pequeno, há muita segurança”, diz Antônio Miguel Nogueira, coordenador da equipe de emergência da Petrobras.

Voltar ao topo