Petista propõe delegacia do idoso

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) protocolou, no último dia 8, um projeto de lei pedindo a criação de uma delegacia especializada em idosos no Paraná. Agora o projeto tramita nas comissões da Assembléia Legislativa.

Segundo a deputada, nas delegacias convencionais os idosos algumas vezes passam por constrangimentos. O que faz que eles evitem freqüentá-las mesmo quando necessário. “Tivemos essa idéia após a aprovação do Estatuto do Idoso. Nas cidades do interior, principalmente, as pessoas sabem que dia os idosos vão receber. Sempre tem algum malandro querendo roubá-los”, lembrou.

A deputada explicou que a nova delegacia teria vínculo com a Secretaria da Segurança, podendo ter sedes nas principais cidades do Estado. “Os policias e funcionários da delegacia seriam treinados para trabalhar com pessoas com idades acima de 65 anos”, explicou.

Luciana lembrou que está para ser sancionado pelo governador Roberto Requião (PMDB) outro projeto de sua autoria, que já foi aprovado pelo plenário da Assembléia. “Ele dá prioridade aos idosos em filas de hospitais, postos de saúde, hotéis, cinemas, etc. Os bancos fazem isso hoje, mas ainda não há lei estadual garantindo esse direito”, lembrou.

Voltar ao topo