Pesquisadores querem aprimorar divulgação da previsão do tempo

Cientistas e pesquisadores internacionais estão em Curitiba para participar do workshop sobre meteorologia, que acontece na sede do Instituto Tecnológico Simepar, em Curitiba.

O evento, promovido pelo próprio Simepar, em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e com o Centro de Previsão de Tempo e Clima do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), visa reunir informações entre os órgãos de meteorologia e os agentes de defesa civil.

Cerca de 40 especialistas em meteorologia e instrutores das Américas do Norte e do Sul, além de pesquisadores da Europa, estarão reunidos até o dia 25 para verificar a capacidade de uso das ferramentas de Previsão Numérica do Tempo em nível local, nos serviços de meteorologia e hidrologia.

Além disso, de acordo com o pesquisador do Simepar Reinaldo Silveira, a idéia é identificar as falhas de comunicação entre os órgãos e a mídia, o que compromete a divulgação de informações relevantes para diversos setores da sociedade.

“Com esse evento, estamos, basicamente, tentando construir uma ponte de integração entre os órgãos de previsão do tempo e as possibilidades que podem potencializar a divulgação dos dados”, diz.

Para Silveira, falta sinergia entre defesa civil e agências governamentais para previsão de alerta de eventos meteorológicos severos. “Compartilhar experiências internacionais é um ganho para o Paraná. Divulgar alertas sobre enchentes, por exemplo, e boletins de previsão podem ser de extrema relevância para o planejamento agrícola no Estado. Isso pode refletir significativamente na economia local.”

Jöel Martellet, da Organização Meteorológica Muncial, vê que é necessária mais integração entre os centros meteorológicos e trocar informações. “É preciso que os órgãos de meteorologia dos países trabalhem juntos, o que pode qualificar a previsão e o alerta de eventos severos. Por isso esse workshop é importante”, afirma.

De acordo com o Simepar, o workshop é uma parte dos trabalhos da segunda etapa do Projeto de Demonstração para Previsão de Eventos Meteorológicos Severos (SWFDP), que o Brasil deve coordenar no sul da América do Sul, entre novembro desse ano e novembro de 2009.