Pesquisadora divulga os florais da Amazônia

Florais da Amazônia para prevenir e curar doenças. A pesquisadora Maria Alice Campos Freire está em Curitiba falando sobre os poderes medicinais das flores. Ela faz parte da ONG Centro de Medicina da Floresta, que existe desde 1997 na Amazônia, e procura resgatar o conhecimento popular sobre as plantas.

Maria Alice conta que os florais procuram equilibrar e potencializar dentro das pessoas os elementos água, terra, fogo e ar. A água representa as emoções, sentimentos e o passado; a terra, a realização, concretização e formatação de planos; o fogo, a vontade, a força e a coragem; e o ar, a projeção da mente, a esperança. Quando eles estão em desequilíbrio, o organismo fica vulnerável às doenças.

Ela diz que a tuberculose pode ser causada por sentimentos como a melancolia. No seu tratamento, os florais não vão agir para curar diretamente a doença, mas vão mexer com o íntimo da pessoa promovendo mudanças espirituais e assim ajudar no tratamento.

A ONG já tem 67 essências oficialmente pesquisadas e mais cem estão sendo lançadas aos poucos. Grande parte do conhecimento é de origem do povo do amazonas. “Nós sistematizamos o conhecimento, aprimoramos e desenvolvemos técnicas de manipulação e higiene”, fala Maria Alice. O curso está sendo realizado no Centro Cultural Amazonense em Curitiba e termina hoje. Informações pelo telefone (41) 273-2318.

Voltar ao topo