Os brasileiros estão entre os cidadãos que mais sofrem com o trânsito no mundo. Um levantamento da empresa TomTom indicou que o Rio de Janeiro é a terceira cidade com maior problema de congestionamento no mundo. A lista das 10 primeiras ainda conta com Salvador, na quinta posição, e Recife no sexto lugar. São Paulo aparece apenas na 36ª colocação.

continua após a publicidade

Uma situação bem melhor vive a cidade de Curitiba. Entre os locais avaliados, ela aparece apenas na 118ª posição. Um morador do local perde “apenas” 60 horas extras a cada ano no trânsito para voltar para casa ao final de cada dia de trabalho.

A liderança é de Istambul, seguida pela Cidade do México. O ranking de 200 cidades pelo mundo é produzido pela empresa que fornece a tecnologia para sistemas de navegação.

Por causa do trânsito, um carioca perde 99 horas extras de sua vida no trânsito por ano, apenas retornando do trabalho a cada dia em um trajeto médio. Isso seria equivalente a ficar mais de quatro dias inteiros no trânsito, em horas perdidas. Em Istambul, as horas extras gastas no trânsito somam 125.

continua após a publicidade

No caso de Salvador, são 93 horas extras perdidas por ano para completar um trajeto a cada final de dia. Em São Paulo, paulistano perde 77 horas por ano no trânsito, nesse mesmo período do dia.