Eleições 2022

Pesquisa eleitoral: Ratinho tem 53,3% e Requião 21,4% para governador do PR

Ratinho Junior. Foto: Rodrigo Felix / AEN. Roberto Requião. Foto: Jonathan Campos / arquivo Gazeta do Povo.

Pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Opinião sobre a eleição para o governo do Paraná em 2022 mostra o atual governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) na frente: 53,3% dos respondentes afirmaram que votariam no governador, se a eleição fosse hoje.

Em segundo lugar aparece o ex-senador e ex-governador Roberto Requião (sem partido), com 21,4%. Em terceiro, com 8,9% das intenções de voto está o senador Flávio Arns (Podemos). A pesquisa, realizada entre 16 e 20 de dezembro deste ano, ainda mostra que 4,6% informaram estar indecisos, 3,9% votariam nulo ou branco e 7,9% não opinaram. Considerando esses resultados, Ratinho Junior poderia ser reeleito já no primeiro turno.

LEIA TAMBÉM:

>> Deputado do Paraná é bloqueado por Bolsonaro no Twitter e manda recado

>> Curitiba não registra mortes pela covid-19 há três dias; são 75% de totalmente imunizados

Num segundo cenário, apenas com Ratinho Junior e Roberto Requião na disputa, numa simulação de segundo turno, 55,3% votariam em Ratinho Junior e 23,3% em Requião. Indecisos seriam 8,2%. Nulos e brancos representariam 6% dos votos e 7,2% dos respondentes não opinaram.

Bolsonaro tem leve vantagem em relação a Lula entre os eleitores do Paraná  
A pesquisa avaliou também a intenção de voto para a presidência da República entre os eleitores do Paraná. Para a pergunta estimulada (em que os nomes dos candidatos são citados), “Se a eleição para presidente do Brasil fosse hoje e fossem esses os candidatos, em quem você votaria?”, 27,7% votariam no atual presidente Jair Bolsonaro (PL); 26,9% votariam em Luiz Inácio Lula da Silva (PT); 15,3% votariam no ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro (Podemos); 6,3% no governador de São Paulo, João Doria (PSDB); 1,3% na senadora Simone Tebet (MDB); e 1% no presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD). Entre os respondentes, 6,8% se disseram indecisos, 4,3% votariam em branco ou nulo e 2,1% não opinaram.

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 20 de dezembro, por telefone, com 1.152 moradores, de mais de 16 anos, de 52 municípios do estado. A margem de erro é de 2,43% com 90% de margem de confiabilidade para a média geral da pesquisa.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro