Com restrições

Paraná tem apenas uma agência do INSS apta para atendimento, segundo médicos

Agência de Londrina é a única liberada pelos médicos peritos. Foto: Reprodução/Google.

Agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão retomando gradativamente os atendimentos após uma semana da reabertura oficial. Segundo a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP), No Paraná, apenas uma agência de Londrina, no norte, foi liberara para atendimentos com restrição. A questão é que os médicos peritos responsáveis pelos atendimentos não voltaram ao trabalho alegando falta de segurança com relação aos cuidados exigidos pela pandemia do novo coronavírus.

Em nota, a ANMP afirma que vai oficiar os resultados à Secretaria de Previdência e Trabalho, pedindo a correção das inconsistências encontradas nas vistorias e a lista das demais agências que o INSS abriu para atendimento médico pericial. O pedido, segundo os peritos, é para que possam “em prazo de urgência” fazer as vistorias sanitárias “necessárias para a regularização plena do atendimento, que é do interesse de toda a sociedade”.

Apesar do atendimento presencial ter sido retomado em parte das agências do INSS no dia 14 de setembro, o impasse entre Previdência e médicos peritos deixou os postos vazios. O retorno dos peritos está ocorrendo de forma gradual, a medida que os profissionais visitam as agências liberadas pelo INSS e concordam que as unidades oferecem segurança e higiene para funcionar na pandemia da Covid-19.

“Lembramos a todos que a maior prova do descaso do INSS para com a população é que, com seis meses fechado, até agora eles mesmos só consideram aptas a funcionar apenas 15% de suas agências em todo o país”, diz ANMP, em nota.

Nas vistorias, os profissionais conferem a higiene da unidade, as condições de atendimento aos segurados e se há todos os EPIs (equipamentos de proteção) solicitados para os peritos.

“A culpa do despreparo do INSS não é da perícia médica. Não estamos em greve nem em movimento político. Estamos fazendo o melhor possível para garantir segurança sanitária à população e continuando a trabalhar de forma remota nesse período, com mais de 3.3 milhões de atendimentos desde março”, afirma a associação dos peritos.

Segundo a Previdência, nesta quarta (23), 190 agências terão perícias agendadas. Nesta terça, dos 486 peritos médicos federais esperados, 351 profissionais retomaram o atendimento presencial em 110 agências, das 148 que já estavam com a agenda aberta.

Voltar ao topo