Pedestres e usuários do transporte público estão correndo risco nas proximidades das novas estações tubo localizadas na Avenida João Gualberto, no bairro Alto da Glória.

continua após a publicidade

Após descerem dos ônibus, alguns passageiros não respeitam as recém-instaladas grades de segurança e acabam caminhando ao longo da canaleta para cortar caminho.

A situação, segundo quem mora na região, gera muito perigo aos pedestres desatentos e até aos motoristas dos biarticulados que transitam pela via. O auxiliar de produção Diego de Souza Ribeira trabalha na região e conta que o desrespeito da sinalização por parte dos pedestres acontece todos os dias.

“O pior acontece nos horários de pico. Muita gente, para não ter que dar a volta, anda pela canaleta mesmo e não quer nem saber. Nem olha para o lado para ver se vem outro biarticulado. Qualquer hora dessa vai acontecer algum desastre”, alerta.

continua após a publicidade

A aposentada Raimunda Farias é usuária da estação tubo Maria Clara. Ela diz que também flagra pedestres cortando o caminho pela canaleta, mas afirma que isso acontece devido à falta de sinalização.

“Você não vê uma orientação por onde o pedestre deve ir. As pessoas apenas vão seguindo o rumo, mas não têm orientação. Sei que a maioria não respeita mesmo, mas talvez se fosse um pouco mais sinalizado sobre os perigos da travessia em determinados pontos, a situação podia melhorar”, diz.

Ação integrada

continua após a publicidade

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) sempre orienta os pedestres a atravessarem nas faixas de segurança ou em travessias elevadas. O órgão informa que na João Gualberto há faixas elevadas para travessia de pedestres nas saídas dos quatro tubos da canaleta (Maria Clara, Constantino Marochi, Moisés Marcondes e Bom Jesus), tanto no sentido Centro como no sentido bairro.

Só não há faixa elevada no sentido bairro da estação Moisés Marcondes, mas isso está na programação da pasta e deve ser construída em breve. A Setran promete também programar uma abordagem educativa dos pedestres, para direcioná-los a andar por locais seguros e que, possivelmente, esta ação será em parceria com a Guarda Mirim, para haver maior sensibilização dos pedestres.