Imprudência

Perigo nas novas canaletas no Alto da Glória

Pedestres e usuários do transporte público estão correndo risco nas proximidades das novas estações tubo localizadas na Avenida João Gualberto, no bairro Alto da Glória.

Após descerem dos ônibus, alguns passageiros não respeitam as recém-instaladas grades de segurança e acabam caminhando ao longo da canaleta para cortar caminho.

A situação, segundo quem mora na região, gera muito perigo aos pedestres desatentos e até aos motoristas dos biarticulados que transitam pela via. O auxiliar de produção Diego de Souza Ribeira trabalha na região e conta que o desrespeito da sinalização por parte dos pedestres acontece todos os dias.

“O pior acontece nos horários de pico. Muita gente, para não ter que dar a volta, anda pela canaleta mesmo e não quer nem saber. Nem olha para o lado para ver se vem outro biarticulado. Qualquer hora dessa vai acontecer algum desastre”, alerta.

A aposentada Raimunda Farias é usuária da estação tubo Maria Clara. Ela diz que também flagra pedestres cortando o caminho pela canaleta, mas afirma que isso acontece devido à falta de sinalização.

“Você não vê uma orientação por onde o pedestre deve ir. As pessoas apenas vão seguindo o rumo, mas não têm orientação. Sei que a maioria não respeita mesmo, mas talvez se fosse um pouco mais sinalizado sobre os perigos da travessia em determinados pontos, a situação podia melhorar”, diz.

Ação integrada

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) sempre orienta os pedestres a atravessarem nas faixas de segurança ou em travessias elevadas. O órgão informa que na João Gualberto há faixas elevadas para travessia de pedestres nas saídas dos quatro tubos da canaleta (Maria Clara, Constantino Marochi, Moisés Marcondes e Bom Jesus), tanto no sentido Centro como no sentido bairro.

Só não há faixa elevada no sentido bairro da estação Moisés Marcondes, mas isso está na programação da pasta e deve ser construída em breve. A Setran promete também programar uma abordagem educativa dos pedestres, para direcioná-los a andar por locais seguros e que, possivelmente, esta ação será em parceria com a Guarda Mirim, para haver maior sensibilização dos pedestres.