Perigo em cruzamento no bairro do Boqueirão

Passar pelo cruzamento das ruas Salvador Ferrante e Tenente Francisco de Souza, no bairro Boqueirão, em Curitiba, é o mesmo que arriscar a vida. No local, a pouca sinalização aliada à imprudência dos motoristas faz com que os acidentes sejam constantes.

?A Tenente Francisco de Souza é uma rua principal utilizada como via rápida. Na Salvador Ferrante, no cruzamento com a Tenente, existe uma única placa informando os motoristas que eles devem parar. Falta sinalização horizontal no local ou mesmo uma lombada na Tenente para que as pessoas deixem de correr tanto?, diz o empresário Nédio Malagi.

Proprietário de um bar e de um salão de beleza localizados bem no cruzamento, Nédio já teve os estabelecimentos invadidos por carros acidentados. ?Já derrubaram o portão e entraram no terreno do salão. Moro há doze anos no cruzamento e já não agüento mais ver tantos acidentes. O último grave aconteceu na véspera do ano novo, quando um Gol e um Peugeot se chocaram.?

Já o muro da residência da vizinha de Nédio, da representante comercial Elza de Francisco, foi atingido por veículos três vezes. O primeiro acidente envolveu um caminhão. ?Em uma das vezes, o veículo chegou a entrar no canil que fica em meu terreno, por sorte não machucando o cachorro. Moro com duas filhas e com duas netas pequenas. Temo pela nossa segurança.?

Atravessar a Tenente Francisco na altura do cruzamento também é complicado. O fluxo de veículos no lugar é grande e não existe faixa de pedestres. Estes, geralmente, atravessam a rua correndo. ?Tem um colégio estadual perto do cruzamento e, em dias de aula, é terrível ver a forma como os estudantes se arriscam para atravessar?, diz o comerciante Juceli Simiano, que também é morador do Boqueirão.

Prefeitura e BPTran

Ao ser contactada pela reportagem de O Estado, a Prefeitura de Curitiba, através de sua assessoria, informou que vai enviar, nos próximos dias, uma equipe para realizar uma vistoria técnica no local. De acordo com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), em 2007 foram registrados três acidentes no cruzamento, mas muitos outros podem ter acontecido sem que os envolvidos realizassem boletim de ocorrência.

Dos três registrados, o primeiro aconteceu em 25 de março, quando um carro se chocou com um muro sem que houvessem vítimas. No segundo, em 13 de setembro, houve vítima durante o choque de dois veículos. Já o terceiro aconteceu dezesseis dias depois, em 29 de setembro, quando um carro entrou em um estabelecimento comercial. O acidente ocorrido na virada do ano, que foi citado pelo empresário Nédio, ainda não foi contabilizado pelo BPTran. 

Voltar ao topo