Pequeno Príncipe abre brinquedoteca

O Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, inaugurou ontem sua brinquedoteca, uma sala no quinto andar do prédio da instituição voltada às brincadeiras lúdicas e educativas. O espaço pode ser diariamente utilizado pelas crianças internadas e por seus familiares.

Todo o mobiliário, os brinquedos, jogos e livros utilizados foram doados pelo laboratório francês Sanofi-Synthelabo, que no Brasil tem sede no Rio de Janeiro, dentro do projeto Nossos Sonhos São Possíveis, criado em 1998 e que tem por objetivo contribuir para a humanização de hospitais pediátricos de referência da rede pública de saúde. “O Pequeno Príncipe é o primeiro hospital fora do eixo Rio?São Paulo a receber a brinquedoteca”, comenta a coordenadora de relações institucionais do hospital, Ety Cristina Forte Carneiro.

A existência de um espaço voltado à brincadeira e à diversão contribui para que o hospital se torne um lugar menos assustador aos olhos dos pequenos pacientes. “A brinquedoteca vai permitir que as crianças tenham atitudes mais positivas dentro do hospital, desenvolvam autonomia, fiquem menos estressadas e deprimidas. Tudo isso contribui para que a recuperação seja mais rápida e tranqüila”, afirma Ety.

Na brinquedoteca, que será dirigida por integrantes do voluntariado e da coordenação de educação e cultura do hospital, os pais vão poder fazer companhia aos filhos nas brincadeiras, também se distraindo e deixando a tensão de lado por alguns instantes. A professora Edylaine Caroline da Silva, que está com o filho, Eduardo Arthur de Souza, de dois anos, internado no Pequeno Príncipe, elogiou a idéia. “Considero a criação de um espaço voltado ao lazer dentro do hospital uma ótima iniciativa”, comenta. “Brincando, meu filho e eu nos esquecemos um pouquinho dos problemas. O Eduardo teve que fazer uma tomografia e se incomodou muito por não poder comer. Então, levei-o à brinquedoteca e ele se distraiu tanto que até esqueceu da fome.”

Também foi doada ao hospital uma brinquedoteca móvel, que pode ser utilizada por crianças não autorizadas a se deslocar de seus quartos.

Hospital

O Hospital Pequeno Príncipe é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1919 e mantida pela Associação Hospitalar de Proteção à Infância Doutor Raul Carneiro. Oferece desde serviços ambulatoriais a procedimentos de alta complexidade, como cirurgias cardíacas e transplantes de órgãos. Diariamente, passam pela entidade cerca de oitocentas crianças. Mais de 70% dos atendimentos são feitos através do Sistema Único de Saúde (SUS). No ano passado, foram realizados 172.178 atendimentos ambulatoriais, 20.211 internações, 11.274 cirurgias e cerca de 490 mil exames.

Voltar ao topo