Pegorer entrega duas ambulâncias para o Samu

Apucarana – O prefeito de Apucarana, Valter Pegorer, entregou nesta quinta-feira, 02/09 à Secretaria Municipal da Saúde e Ação Social, duas ambulâncias que serão utilizadas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), um programa do Ministério da Saúde, em parceria com governo do Estado e Prefeitura. Os veículos foram repassados pelo governo federal e a Superintendência Municipal de Relações com o SUS da Autarquia Municipal de Saúde tenta, ainda neste mês de setembro, agendar uma data para o ministro Humberto Costa lançar pessoalmente o programa em Apucarana. Com investimentos divididos na proporção de 50% da União, 25% do Estado e 25% da Prefeitura, o serviço será realizado pelas duas ambulâncias entregues, tendo o suporte profissional de 16 médicos, 5 enfermeiros, 5 auxiliares de enfermagem, 10 motoristas, 5 telefonistas e um despachante de ambulância. “É uma conquista para a saúde pública de Apucarana e de toda a região, fruto do entrosamento existente entre os governos municipal, estadual e federal”, observa Pegorer.

O Samu faz parte da Política Nacional de Atenção às Urgências e prevê uma ação conjunta para atendimento médico a emergências clínicas. O atendimento será feito pelo telefone 192, através de uma Central de Regulação própria, que ficará responsável pela orientação dos profissionais das ambulâncias para que façam o encaminhamento de pacientes vítimas de enfartes, derrames, partos e outras situações que exigem atendimento imediato, ao hospital ou unidade de saúde mais próximos.

Um dos veículos será dotado de uma UTI móvel e o outro contará com equipamentos para suporte básico ao paciente. “O atendimento de urgência chegará em 10 minutos, no perímetro urbano ou na zona rural. As ambulâncias também poderão fazer o transporte do paciente a um centro maior”, explica Pegorer. Segundo Gilberto Clemente, secretário de Saúde e Ação Social, já estão em andamento os trabalhos de capacitação dos médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, telefonistas e radio operadores.

Voltar ao topo