Afogamento

Pedreiros morrem ao cair em poço no Alphaville

Dois trabalhadores de uma casa em construção no Alphaville, condomínio fechado em Pinhais, morreram em um poço artesiano, por volta das 15h de terça-feira (04). Os bombeiros resgataram os operários, mas já não era possível fazer nada para salvar suas vidas.

De acordo com o tenente Rocha, do 6.º Grupamento do Corpo de Bombeiros, os operários não usavam equipamentos de segurança adequados ao serviço. O poço artesiano era perfurado no Residencial das Araucárias, parte do Alphaville, e já estava com 11 metros de profundidade, três preenchidos com água. Quando os bombeiros chegaram, segundo o tenente, os trabalhadores já estavam submersos há aproximadamente 20 minutos. “Fizemos um trabalho rápido de resgate, mas eles já estavam mortos”, lamentou Rocha.

Segurança

De acordo com o tenente, os trabalhadores não usavam equipamentos de segurança para a entrada em poços artesianos. “Esses ambientes têm atmosfera perigosa à saúde, porque possuem baixa taxa de oxigênio. É necessário usar a proteção respiratória”, explica. Os dois homens, ainda não identificados, tinham entre 30 e 40 anos. Eles usavam uniforme da empresa para qual prestavam serviço. Um deles, no Instituto Médico-Legal, recebeu nome extraoficial de Paulo Sérgio Andrade Ribas.

A causa da morte será apurada pela necropsia do IML. “Pode ser que as vítimas tenham perdido a consciência, ou morrido por asfixia, afogamento, queda, mal súbito”, disse Rocha.