Pedala Curitiba tem programação especial hoje

Em comemoração ao Dia do Desafio, que acontecerá nesta quarta-feira (30), o Pedala Curitiba terá uma programação especial na noite desta terça-feira (29), com a realização de um percurso de 12,5 km que contará com uma parada no Paço Municipal para confraternização dos participantes do passeio.

O percurso terá dificuldade mínima, ideal para ciclistas iniciantes e uma ótima opção de lazer para toda a família. A concentração dos ciclistas acontece na praça Garibaldi, entre as 19h45 as 20h15.

Da praça, os ciclistas seguirão pela rua Kellers; Alameda Júlia da Costa; Alameda Cabral; rua dos Presbíteros; Avenida Manoel Ribas; rua Marcelino Champagnat; Alameda Presidente Taunay; rua Augusto Stellfeld; rua Alferes Ângelo Sampaio; Avenida Sete de Setembro; rua Carneiro Lobo; rua Gonçalves Dias; Avenida do Batel; rua Benjamim Lins; rua Doutor Pedrosa (pista da direita); rua André de Barros; rua Nilo Cairo; rua Doutor Faivre; rua Marechal Deodoro; rua Barão do Rio Branco; rua Riachuelo; rua Inácio Lustosa (pista da esquerda); rua Trajano Reis; Alameda Jaime Reis e novamente Praça Garibaldi

Para participar do passeio é necessário ter mais de 15 anos e utilizar capacete, não sendo necessária inscrição prévia. Os percursos do Pedala Curitiba são definidos de acordo com a distância, dificuldade do trajeto (subidas, declives) e esforço físico necessário para o seu término. São divididos em três categorias: mínima (para ciclistas iniciantes), intermediária e difícil.

Pedala Curitiba

Os passeios do Pedala Curitiba acontecem todas as terças-feiras à noite, com percursos diferentes que variam entre 14 km a 20 km. Todos os passeios são monitorados por técnicos da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e acompanhado por guardas municipais e agentes de trânsito. Há serviço de apoio para atender eventuais necessidades e socorro aos ciclistas.

Dia do Desafio

Evento que faz parte de uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades em benefício da saúde e bem-estar e consiste na disputa entre cidades na mobilização de pessoas para a prática de atividades físicas.

Este ano Curitiba irá disputar o Dia do Desafio com as cidades de Santa Cruz de La Sierra, da Bolívia, e com Tegucigalpa, capital de Honduras. Vence a competição a cidade que contar com o maior número de registros de atividades físicas. O resultado é medido proporcionalmente entre a quantidade de participações e de pessoas que vivem no local.

Em 2011, Curitiba conquistou sua sexta vitória consecutiva ao vencer a disputa com a cidade de Región de Los Lagos, do Chile. No total, a capital paranaense registrou 765.355 atividades físicas, com aproximadamente 45,58% da população se mobilizando para participar do evento.

No Paraná, 345 municípios participaram do Dia do Desafio em 2011, com um total de 4.978.529 paranaenses (51,68% da população) praticando atividades físicas e recreativas durante o evento. O resultado superou a meta do governo do Estado, que era mobilizar 4,8 milhões de pessoas.

O registro da prática de atividade física poderá ser realizado por meio da central telefônica exclusiva para contabilizar as participações – 0800 643 6690, ou pelo site www.sescpr.com.br (ícone Dia do Desafio), entre 0h e 21 horas. O participante pode fazer o registro individual ou de um grupo de pessoas.

Serviço

Pedala Curitiba
Data: Todas as terças-feiras (exceto feriados)
Concentração: Praça Garibaldi – São Francisco
Horário: 19h45 / Saída: 20h15