Pedala Curitiba faz hoje o 1º passeio noturno do ano

O programa Pedala Curitiba fará o primeiro passeio ciclístico noturno de 2012 nesta terça-feira (7), com saída às 20h15, da praça Garibaldi. O passeio inaugural terá 15,1 km, com grau de dificuldade mínimo, ideal para ciclistas iniciantes.

Antes do passeio, haverá a distribuição de 150 camisas da ação Pedale na Paz, que promove a mobilidade segura e harmônica entre ciclistas, motoristas e pedestres em Curitiba. A concentração dos ciclistas, na praça Garibaldi, está marcada para as 19h45.

O Pedala Curitiba, promovido pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, estimula a prática de atividades físicas, incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte e apresenta diferentes pontos da cidade de Curitiba.

“Os passeios noturnos do Pedala Curitiba estimulam a prática de atividades físicas e saudáveis, bem como trabalham a questão do convívio entre os motoristas, ciclistas e pedestres, buscando a preservação da segurança e o respeito às leis de trânsito”, diz o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

Para participar do passeio é necessário ter mais de 15 anos e utilizar capacete, não sendo necessária inscrição prévia. Os percursos são definidos de acordo com a distância, dificuldade do trajeto (subidas, declives) e esforço físico necessário para o seu término. São divididos em três categorias: mínima (para ciclistas iniciantes), intermediária e difícil.

O Pedala Curitiba acontece toda terça-feira à noite, sempre com percursos diferentes no propósito de oferecer passeios com níveis de dificuldades variados e estimular os ciclistas a conhecerem diferentes regiões da cidade. Em 2011 o programa contou com 5.097 participações em 38 passeios.

Todos os passeios são monitorados por técnicos da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, guardas municipais e agentes de trânsito. Há serviço de apoio para atender a eventuais necessidades e socorro aos ciclistas.

Conheça o percurso desta terça-feira:

Da praça Garibaldi, os ciclistas seguirão para a rua Dr. Muricy; Augusto Stelffeld; Desembargador Motta; Getúlio Vargas; Conselheiro Laurindo; Silva Jardim; Mariano Torres (pista da esquerda); Luiz Leão; Barão de Antonina; Heitor Stockler de França; Cândido de Abreu; Comendador Fontana; Nicolau Maeder; Rocha Pombo; Campos Sales; Lisymaco Ferreira da Costa; Domingos Nascimento; Teffé; Dom Alberto Gonçalves; Manoel Ribas; Desembargador Motta ; Martin Affonso ; Kellers ; Ermelino de Leão; Jaime Reis e Praça Garibaldi.

Pedala Curitiba
Data: terça-feira, 7 de fevereiro
Concentração: 19h45
Saída: 20h15
Percurso: 15,1 km
Dificuldade: Mínima (poucos trechos com aclives)
Idade mínima: 15 anos