Quem usa a BR-116 entre Curitiba e Lages (SC) vai pagar R$ 5,60 de tarifa de pedágio em cada praça, para carros de passeio ou por eixo, a partir de segunda-feira (19). O reajuste autorizado pela Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a Autopista Planalto Sul é de 16,68%. O aumento no pedágio da Régis Bittencourt e da Litoral Sul, outras duas concessionárias que administram rodovias que cortam o Paraná, será no final de dezembro e em fevereiro, respectivamente. Já as tarifas para o sistema paranaense de concessões, o chamado Anel de Integração, foram reajustados em 1º de dezembro.

continua após a publicidade

O superintendente da Autopista Planalto Sul, Antonio Cesar Ribas Sass, explicou que vários fatores impactaram o cálculo, levando ao aumento de R$ 0,80 em relação aos valores atualmente praticados. Pelo contrato, a fórmula a ser aplicada anualmente é o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA), que representou R$ 0,30. Ajustes no cálculo em função de obras novas representaram R$ 0,22. Houve também um desconto, de R$ 0,05, como penalização aplicada pela ANTT, por causa de atrasos em obras.

Mas o principal fator foi a lei do caminhoneiro, representando R$ 0,33 a mais na tarifa. Aprovada em 2015, a legislação aumentou a margem de “perdão” em caso de veículos com excesso de peso, passando de 5% para 10%. Sass alega que não havia, no planejamento de obras de 2016, a destinação de recursos para a recuperação de pavimento. Contudo, em função do excesso de peso, teriam sido aplicados mais de R$ 30 milhões no ano e que, para 2017, um valor semelhante precisará ser desembolsado em obras não previstas. Também outras concessionárias devem ter impacto na tarifa em função da lei do caminhoneiro.

No Paraná, o trecho conta com balanças em Fazenda Rio Grande e Campo do Tenente, que estariam registrando vários casos de caminhões com peso excessivo, que prejudica o pavimento. Contudo, comenta Sass, são as fiscalizações eventuais da Polícia Rodoviária Federal, usando uma balança móvel, que flagram as situações mais abusivas. Caminhões com até 12 toneladas de excesso já foram autuados.

continua após a publicidade