PCCR de engenheiros da Sanepar sai em um ano

Os engenheiros da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) aceitaram a proposta da empresa para o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), em assembleia na tarde de ontem. Na semana passada eles paralisaram as atividades em protesto contra o plano.

Assim como as demais categorias, ficou acertado o reajuste salarial do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais 2% de aumento real, além do abono de 85% de uma remuneração e R$ 1,5 mil fixo. Para o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), Ulisses Kaniak, a solução ainda está aquém do esperado, mas o acordo definiu que um plano adequado aos profissionais de engenharia será implantado em, no máximo, um ano.

“A empresa se comprometeu a rever a questão para os engenheiros”, disse. Além disso, 65% dos profissionais terão equiparação imediata ao piso da categoria. Até então a tabela salarial estava abaixo dos nove salários mínimos previstos e a remuneração tinha o acréscimo de complementos, que foram incorporados aos salários. “O que falta é a progressão, mas foi importante o alerta que a direção da empresa recebeu. Iremos acompanhar o trabalho mês a mês e caso nada aconteça, não descartamos mais mobilizações no futuro”, afirmou Kaniak.

Voltar ao topo