Paulo Autran será atração do Natal do HSBC

Uma das mais tradicionais encenações natalinas de Curitiba, o Natal do HSBC no Palácio Avenida, terá o ator Paulo Autran como a principal novidade neste ano. Ele irá dividir as atenções com 160 crianças entre 7 e 13 anos, que irão preencher todas as janelas do prédio situado na Rua XV de Novembro. Orçado em R$ 6 milhões, o espetáculo está completando 14 anos de apresentações ininterruptas. A estréia acontece na sexta-feira, às 20h.

Na edição deste ano foi escolhido o tema "Um Canto de Paz", que segundo o diretor-geral do evento, Leonardo Kehdi, "é um desejo das crianças que participam do coral". A metade delas estará se apresentado pela primeira vez. Também neste ano, de forma pioneira, foi construído um palco onde Paulo Autran – que irá interpretar o personagem Senhor da Paz – estará interagindo com as crianças e o público.

O ator diz estar fascinado com a participação, pois será a primeira vez que irá contracenar com crianças em um espetáculo natalino. "Acho que terei a chance de ensinar, mas também de aprender muito com elas", disse. Autran, que nunca tinha assistido a apresentação em Curitiba, mas que já tem experiência em teatro ao ar livre, acredita que seu personagem tem o papel de despertar para a paz, "que começa dentro de cada um de nós".

Público

Para simbolizar o tema deste ano, os bonecos natalinos foram substituídos por pombas brancas e árvores de Natal. Leonardo Kehdi diz que a idéia não é mostrar apenas um recital, mas sim uma montagem teatral. "Por isso a participação do Paulo Autran, que é um ícone do teatro", justificou. No repertório deste ano, das treze composições, oito serão inéditas no espetáculo, entre as quais Acalanto, de Dorival Caymmi. A canção Imagine, de John Lennon, ganhará uma roupagem especial, com uma composição de rap, feita exclusivamente pelo DJ Thaíde, e executado por uma solista ao vivo. Continuam no roteiro as tradicionais Noite Feliz e Sinos de Belém.

Cerca de 2 milhões de pessoas já assistiram ao Natal do HSBC desde sua criação. De acordo com o diretor de marketing do banco, Glen Valente, a expectativa para este ano é de um público de 160 mil pessoas nas oito noites do evento. Para garantir esse sucesso, a instituição está investindo na divulgação do espetáculo em rede nacional. Ele considera que o Natal do HSBC é um dos principais cartões postais de Curitiba. A montagem envolve mais de 400 pessoas, entre músicos, cantores, eletricistas e voluntários.

Projetos sociais

As crianças que participam das apresentações estão inseridas em projetos sociais desenvolvidos pelo banco. Um deles é o Projeto HSBC de Educação, que surgiu em 2001 para atender inicialmente às crianças do coral. Hoje, ele atinge todas as demais 610 crianças que vivem nos quatro lares e três unidades do Projeto Piá – programa de assistência social desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba – que recebem apoio da instituição. O Projeto HSBC de Educação, entre outros benefícios, propicia às crianças atendidas seguro saúde, assistência odontológica, desenvolvimento físico e intelectual – com a realização de diagnósticos físico-motores e de atividades de cultura e literatura para as crianças, bem como a capacitação profissional dos menores atendidos.

Serviço – A estréia do espetáculo do Natal do HSBC, no Palácio Avenida, será sexta-feira, às 20h. Já nos dias 4, 8, 10, 11, 15, 17 e 18 as apresentações serão sempre às 21h.

Voltar ao topo