Paulista pretende pedalar por 5 meses de SP ao RS

Pedalar por cinco meses de São José dos Campos, em São Paulo, até Chuí, interior do Rio Grande do Sul. Conhecer mais de sessenta cidades do Sul e Sudeste do Brasil. Percorrer mais de 3,5 mil quilômetros. Essa é meta do professor de educação física Fernando Franco de Souza, 26 anos. Ele saiu do interior paulista no último dia 24 de agosto. Esta semana ele está passando por Curitiba.

Souza contou que além dos 3,5 mil quilômetros, que é a distância entre as duas cidades, ele pedala pelos interior dos lugares aonde vai. Em Curitiba, por exemplo, já percorreu mais 26 quilômetros para conhecer um pouco da cidade. O ciclista deve ir embora da capital hoje. “Estou indo para o litoral do Estado. Quero conhecer a Ilha do Mel e depois descer para Santa Catarina”, comentou.

O aventureiro explicou que normalmente procura as secretarias de Esporte das cidades em que passa, para conseguir alojamento e alimentação. Em Curitiba foi diferente, ele está hospedado na casa do namorado de sua mãe.

Souza contou que já fez aventuras semelhantes, mas com o período máximo de dez dias. “Elas serviram como treinamento para essa grande viagem”, explicou, destacando que iniciou a jornada após concluir a faculdade. “Tinha namorada e estava na faculdade, então não podia me afastar por tanto tempo. Agora estou sozinho, e antes de começar a trabalhar, surgiu essa oportunidade”, contou o aventureiro.

Entre as peculiaridades notadas na viagem, Souza destacou o sotaque dos paranaenses e o menor custo de vida daqui. “Encontrei muitos lugares com x-salada custando R$1,00. Lá em São Paulo é impossível ver isso”, contou.

O ciclista disse que tem poucos patrocinadores. Devido à dificuldade, ele pede que as pessoas e empresas interessadas em ajudar sua viagem entrem em contato com ele pelo telefone(12)9723-0924 ou pelo e-mail nandonec@hotmail.com. “Estou registando toda a viagem em fotos. Minha intenção é usá-las em palestras, e se possível fazer um livro”, contou Souza.

Voltar ao topo