Tudo novo

Passeio Público terá pista de corrida e ponte reformadas

Os mais de mil metros da pista de caminhada do Passeio Público receberão pavimento novo, em uma obra que teve início nesta quinta-feira (05). Outras benfeitorias previstas para o local são a revitalização da ponte pênsil e da ilha à qual ela dá acesso. As obras devem estar concluídas até o fim deste ano.

Há muitos anos sem uso por falta de manutenção, a ponte pênsil ganhará cabos de aço novos e revisão do piso e engrenagens. A Ilha das Ilusões, localizada dentro do Passeio Público, terá obras de paisagismo, recuperação da fonte, limpeza e reposição de pedriscos.

Outra benfeitoria será na pista utilizada para caminhadas e corridas. Os mais de mil metros lineares, que representam 6 mil metros quadrados, irão receber novo revestimento, melhorando a acessibilidade do local.

Segundo levantamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a pista é uma das melhores da cidade por não possuir grau de inclinação e, por isso, utilizada diariamente por centenas de pessoas. O Passeio Público recebe diariamente um fluxo de mil pessoas, entre visitantes e transeuntes que atravessam o parque. A obra é feita em parceria entre as secretarias municipais de Obras e Meio Ambiente.

“Estas melhorias são um primeiro passo para a implantação de um projeto maior para o Passeio Público, que irá contemplar espaços culturais, inclusive para exposições, no local”, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima.

O parque

Fundado há 127 anos, o Passeio Público é o mais antigo parque municipal de Curitiba. No local há aproximadamente 400 pequenos animais de mais de 150 espécies diferentes. São mamíferos, aves, répteis e peixes.

Em uma área de quase 70 mil metros quadrados, com muitas ilhas e pontes, há diversas espécies nativas e exóticas. Entre as árvores estão carvalhos, ciprestes, paineiras, jacarandás, plátanos, ipês-amarelos, canelas e eucaliptos.

Uma das atrações é um terrário que abriga serpentes e lagartos de espécies exóticas e raras, vindas de diversas partes do mundo. Também há um aquário, com variedades de peixes de rios e ornamentais da região amazônica e da África. No Passeio há ainda restaurante, parque infantil, pedalinhos, pista para caminhadas, ciclovia e bicicletário.