Conferência

Passeata em favor dos direitos da criança

Participantes da VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que aconteceu esta semana, no Centro de Convenções de Curitiba, realizaram ontem uma passeata de encerramento do evento.

Durante a manhã, eles se concentraram na Praça Santos Andrade e saíram em caminhada até a Boca Maldita. Pelo caminho, divulgaram diretrizes relativas aos direitos de crianças e adolescentes estabelecidas durante a conferência.

Os itens aprovados atendem aos eixos da promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades; da proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos; participação de crianças e adolescentes em espaços de construção de cidadania; e gestão da política. Os resultados serão enviados à Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que irá ocorrer em dezembro, em Brasília (DF).

“A Conferência Estadual foi bastante positiva e aponta necessidade de diversos avanços, como implantação de escolas integrais, maior financiamento na área da infância e juventude, presença de equipes multidisciplinares nas Varas da Infância e atendimento integral à saúde, principalmente à saúde mental e drogadição”, afirmou a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e secretária de Estado da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira.

No que diz respeito ao Paraná, Thelma acredita que o estado tem posição de destaque no cenário nacional com relação à garantia dos direitos das crianças e adolescentes.