Passeata em defesa do desarmamento

Um grupo participou ontem de uma passeata em favor do desarmamento em Curitiba. Com faixas, flores e bexigas brancas os participantes percorreram o centro de cidade pedindo paz e apoiaram a aprovação da lei que premia policias quando apreenderem armas ilegais. Na próxima semana, a lei deve ser sancionada pelo governador Roberto Requião.

A passeata foi idealizada pelo partido PPS (Partido Popular Socialista). Segundo o seu presidente estadual, Rubens Bueno, o Brasil é o terceiro país mais violento do mundo, só perdendo para a Colômbia e El Salvador. Ele afirma que dos 45 mil homicídios que ocorrem todos os anos no país, 90% são cometidos com armas ilegais. Além disso, ele ressalta que o cidadão de bem não está preparado para matar, ao contrário de assaltantes, por isso as chances de um acidente grave ocorrer quando se tem uma arma em casa é muito grande. Ele também critica o envolvimento de políticos com fabricantes de armas.

O Paraná está para ganhar uma lei sobre o assunto. Segundo o deputado estadual Ratinho Júnior (PPS) ,o projeto que premia os policiais militares e civis pela apreensão de armas já está com Requião. “O governador me disse que a sanção deve ocorrer esta semana”, afirma.

Ratinho Júnior comenta que 70% dos crimes no Paraná estão associados ao porte ilegal de armas. Ele diz ainda que em pesquisas foi verificado que boa parte dos homicídios são cometidos por motivos fúteis. O projeto sugere o pagamento de R$ 100,00 por arma apreendida, mas os valores estão a critério do governador.

A passeata juntou gente de todas as idades. Mariane da Conceição, 10 anos, participou com a mãe porque acha importante lutar pela Paz. Ildemar dos Reis, 71 anos, mesmo precisando de uma bengala para apoio pretendia percorrer todo trajeto. “Vim porque sou a favor do desarmamento”, explica.

Voltar ao topo